Freios: dúvidas sobre manutenção

Freios: dúvidas sobre manutenção

Manter o sistema de freios funcionando bem é imprescindível para a segurança de um veículo e seus ocupantes, por isso, a manutenção dos freios é algo muito importante. Reconhecer os sintomas que o sistema apresenta quando algo não vai bem impede que os problemas se agravem. A Freios Breque é uma oficina especializada em freios, e traz algumas dúvidas comuns dos motoristas respondidas, para ajudar você a entender melhor o sistema de frenagem de seu veículo.

Verificando pastilhas e fluido de freio estarei garantindo o bom funcionamento do sistema?

Muitos motoristas pensam que apenas pastilhas de freio, lonas e fluidos precisam ser verificadas periodicamente, no entanto, o freio é formado por uma série de componentes, como borrachas, mangueiras, retentores, pistões, anéis de vedação, pastilhas, lonas, entre outras. Este mecanismo é acionado através do fluido de freios. Para garantir a segurança verifique todo o sistema de tempos em tempos, procurando fazer este serviço em oficinas especializadas. Troque o fluido de freios de acordo com as especificações do fabricante.

Carro puxando para um dos lados durante a frenagem é sinal de problema nos freios?

Sem dúvidas. O mais comum neste caso é que as mangueiras estejam entupidas, o que pode causar até o desgovernamento do carro em caso de freadas bruscas. Nos veículos com freio a disco, puxar para os lados na frenagem pode significar que os pistões estejam engripados por sujeira ou corrosão. Há também a possibilidade de discos empenados e pinças com problemas, o que também fazem com que o carro puxe para os lados.

Assobios e ruídos também são sinais de problemas?

Nem sempre. É claro que nenhum componente do carro deve fazer barulhos além do comum, mas no caso dos freios os ruídos não representam problemas desde que cessem após alguns quilômetros. Há um post específico sobre os ruídos do sistema de freios que você confere clicando aqui.

É normal o carro trepidar quando aciono o pedal de freio?

Veículos com sistema ABS podem apresentar trepidação no pedal de freio durante a frenagem, é normal e o motorista não deve aliviar a pisada. Mas a trepidação só é normal para o pedal de freio, nunca para o carro todo. Se o carro inteiro trepida quando os freios são acionados a causa pode estar em discos empenados ou tambores com deformação, podendo ser necessário substituir as peças.

Por que o freio de mão não está funcionando?

O freio de mão costuma durar bastante, e quando começa a apresentar perda de eficiência uma simples regulagem pode ser suficiente para resolver o problema. Para testar o freio de mão puxe a alavanca, engate a primeira e tente fazer o carro andar devagar. Se o veículo se movimentar com facilidade é sinal que as sapatas podem estar gastas ou desreguladas, sendo necessário fazer o conserto o quanto antes. Dica: para aumentar ainda mais a durabilidade do sistema de freio de mão, adquira o hábito de não forçar a alavanca mais que o necessário, até o sexto clique é suficiente.

Veja um bom vídeo sobre o funcionamento do sistema de freios clicando nesse link de demonstração.

Procurar peças