Nem sempre ruídos são sinais de problemas nos freios

Nem sempre ruídos são sinais de problemas nos freios

Nem sempre ruídos são sinais de problemas nos freios

É evidente que um veículo não deve apresentar ruídos em seus componentes, e todo barulho que surgir merece atenção por ser um possível problema, mas no caso dos freios nem sempre ruídos e assobios são sinais de que algo não vai bem. Os assobios podem acontecer de acordo com o material usado na fabricação das peças, no entanto tendem a cessar após alguns quilômetros, e, caso persistam, o motorista deve levar o veículo para uma inspeção do sistema.

Por outro lado alguns ruídos são sim sinal de problema e podem significar desgaste nos componentes do sistema, como os discos ou as pastilhas de freio. Depois de algum tempo de uso formam-se bordas no disco, que entram em atrito com as pastilhas e causam barulho. As pastilhas também podem estar gastas, correndo o risco de danificar outras peças, além de aumentarem o tempo de parada do veículo, o que pode causar acidentes e acarretar prejuízos muito maiores que o valor necessário para a manutenção preventiva.

Os ruídos não são os únicos indicadores de problemas nas pastilhas de freio. Veja outros quatro sinais de alerta:

1 – Espessura

Existe um material de atrito das pastilhas com o disco de freio, e sua espessura útil não pode ser inferior a 3 milímetros. Empresas especializadas em freios podem fazer esta medição e verificar se a espessura está abaixo do adequado.

2 – Tempo de frenagem

Se o veículo está apresentando menor eficiência na frenagem ou parando em tempo superior ao normal, é recomendado verificar as pastilhas.

3 – Pedal Baixo

O pedal de freio precisa descer até a metade e depois dar a impressão de que bateu em algo duro. Se o pedal estiver descendo mais que o normal procure uma empresa especializada.

4 – Luz

Alguns veículos possuem uma luz no painel que acende sempre que a pastilha está desgastada. Se ela acender, obviamente está na hora de substituir as pastilhas de freio.

Se está na região de Belo Horizonte e deseja realizar inspeção ou manutenção no sistema de freios de seu veículo, clique aqui e faça contato com a Freios Breque.

 

Procurar peças