Barulho na Pinça de Freio, dicas Breque Freios

Barulho na Pinça de Freio, dicas Breque Freios

Sempre, recebemos clientes relatando-nos um tipo de barulho na pinça de freio muito frequente hoje em dia. Assim sendo, resolvemos esclarecer especificamente sobre este ruído neste texto.

É um barulho na pinça de freio que aparece quando o carro passa por algum tipo de via irregular. Por exemplo, uma rua de calçamento. Parece um metal que estivesse solto ou bambo nas rodas, na suspensão ou direção do carro. É uma espécie de “tec, tec”, causado devido ao toque entre a pinça de freio e as pastilhas de freio.

Muitas vezes o barulho é bem forte, e pode passar uma sensação de insegurança ao motorista. Já que este som poderia estar indicando alguma peça solta na estrutura do carro.

Esclarecemos que não estamos nos referindo ao ruído de “ferro com ferro”. Este surge quando as pastilhas de freio estão gastas e é como se fosse um raspado. Neste caso há risco de perda de freios.

Causa e solução do barulho na pinça de freio

Este barulho acontece apenas com alguns tipos de pinças de freio. A causa do ruído referido neste texto é o afrouxamento da fixação das pinças de freio. Com o tempo de uso, a fixação entre os cavaletes e as pinças perde o seu estado ideal. Esta fixação é realizada por um conjunto de bucha e pino guia que vai perdendo a sua eficiência gradualmente.

Assim, nos momentos em que o freio não está sendo acionado, a pinça se movimenta mais do que o normal. Este movimento gera um pequeno atrito entre as pinças e as pastilhas de freio, e consequentemente surge o famigerado barulho.

Portanto, a solução para esta situação é eliminar a folga existente entre o pino guia e o cavalete de freio. De fato, isso pode ser feito através do uso de uma graxa resistente à alta temperatura. Este material reduz a folga existente, porém sem eliminar o movimento necessário para o bom funcionamento do freio.

Para maiores explicações sobre este assunto, entre em contato conosco na Breque Freios. Será um prazer poder ajudar.

Procurar peças