Discos de Freio Empenados ou Finos – Breque Freios

Discos de Freio Empenados ou Finos – Breque Freios

O que são os Discos de Freio

Os discos de freio juntamente com as pastilhas de freio trabalham para desacelerar ou parar o veículo. Por meio de uma força hidráulica gerada pelo fluido de freio as pinças de freio pressionam as pastilhas de freio sobre ambas faces dos discos de freio gerando a fricção necessária para diminuir a velocidade do carro.

Os discos de freios são fabricados com ferro fundido cinzento e podem ser ventilados ou sólidos. Os discos ventilados possuem aletas que separam ambas faces do disco e proporcionam mais ventilação para ajudar a evitar o superaquecimento do sistema de freios.

discos-de-freio-solidos-ou-ventilados

Discos de freio devem ser substituídos sempre que:

1) a espessura for menor que a mínima indicada pelo fabricante;

2) se forem observadas fissuras na pista de frenagem;

3) se apresentarem manchas nas pista de frenagem;

4) se houver desgaste irregular na pista de frenagem.

5) se estiverem empenados, avaliando as suas dimensões, como explicaremos posteriormente.

Empenamento dos Discos de Freio

O empenamento dos discos de freio constitui o principal defeito apresentado por essas peças. Os discos de freio empenados têm como sintoma principal vibrações percebidas principalmente no volante e no pedal de freio. Esta trepidação pode gerar a perda da sensibilidade durante a frenagem. Os discos de freio empenados também podem gerar ruídos com ou sem o pedal de freio estar acionado.

As principais causas do empenamento dos discos de freio são o superaquecimento, as mudanças bruscas de temperatura, ou eventuais golpes sofridos durante o funcionamento ou até mesmo no seu manuseio ou montagem.

Os discos de freio são muito exigidos, sendo submetidos a extremas condições de temperatura e fricção. Por este motivo é muito importante a escolha do material de melhor qualidade já que se trata se uma peça de segurança. A fabricação de um bom disco de freio está relacionada com a utilização de matéria prima de boa qualidade e também com os processos de produção utilizados pelo fabricante.

Para solucionar o problema da trepidação ocasionada pelo seu empenamento é recomendada a substituição dos discos de freio. A retífica dos mesmos não é recomendável. O motivo disso é que devemos tomar em conta as dimensões e espessuras dos discos pois ao levar os discos ao torno, na maioria das vezes, estes chegam à sua espessura mínima o que pode colocar em risco a eficiência da frenagem.

Discos com a Espessura abaixo da Mínima Recomendada

Para cada modelo de discos há uma espessura mínima de segurança que é determinada pelo seu fabricante.

Um disco mais fino que o indicado pelo seu fabricante, mesmo que seja somente 1mm abaixo do recomendado, pode causar um superaquecimento indevido ao sistema de freio. O superaquecimento causa desgaste excessivo, diminuição da eficiência na frenagem, como também trincas ou espelhamento dos discos de freio, que podem chegar até a se romper causando um acidente.

Se você deseja saber mais sobre discos de freio pode entrar em contato com a nossa oficina especializada em freios, em Belo Horizonte, telefone (31) 3464-5033 ou pode também enviar uma mensagem através do nosso site.

Através desses links você pode acessar, alguns sites de fabricantes de discos de freio recomendadas pelos nossos mecânicos: Fremax, MDS.

Procurar peças