Você sabe como usar o ABS? Dicas e Conceito

Você sabe como usar o ABS? Dicas e Conceito

O sistema ABS – sigla em inglês para Anti-lock Braking System – é um sistema que impede o travamento das rodas do veículo no momento de uma frenagem brusca. O sistema possui um sensor que identifica e alterna a pressão entre as rodas no momento da frenagem, aliviando aquelas que estejam sendo mais tensionadas, e é exatamente por este fator que não há travamento.

Um estudo mostrou que sem o sistema anti-bloqueio e trafegando a 70km/h, apenas 21% dos motoristas conseguiam desviar de um obstáculo inesperado. Com o sistema, porém, o número aumentou para impressionantes 81%.

O ABS foi desenvolvido por Dunlop para uso na aviação. Ao pousar, as aeronaves estão em alta velocidade, e não seria possível implementar nos trens de pouso um sistema de freios convencionais, pois isso causaria arrasto nas rodas culminando em graves acidentes. Já o atual ABS foi desenvolvido pela alemã Bosch, se tornando disponível no final da década de 70.

A partir de 2014, por lei, todos os veículos precisam sair de fábrica com airbag e freios anti-bloqueio, no entanto nem todos os motoristas são informados sobre como usar o ABS e podem não aproveitar o máximo de sua capacidade.

Você sabe como usar o ABS? Confira Dicas sobre o sistema

O ABS permite que o motorista mantenha o controle do veículo mesmo em freadas bruscas, graças ao não travamento das rodas. No entanto muitos motoristas habituados com o sistema hidráulico acabam errando na hora de usar o ABS. Confira dicas sobre o que pode ou não fazer.

Pise até o fundo:

O pedal do freio deve ser acionado até o fundo, sem medo, e mantido assim até a parada do veículo.

Não se preocupe com a trepidação:

Conforme dito anteriormente, o ABS altera a pressão entre rodas para evitar o travamento, e esta alternância gera trepidação no pedal do freio. Neste momento muitos motoristas temem uma possível derrapagem e acabam aliviando o pé. Saiba que a trepidação é normal e que a roda não irá travar, pois este é o princípio básico do ABS. Sendo assim mantenha o pedal pressionado até o fim ou estará aumentando o tempo e o espaço de parada do carro.

Use com segurança:

O ABS permite, por exemplo, que o motorista faça curvas com o freio acionado, mas isso não exime o motorista da necessidade de executar as curvas com velocidade compatível e segura.

Dê manutenção:

Parte fundamental para manter o bom funcionamento de qualquer veículo é a manutenção regular. Com os freios não pode ser diferente, duas ou três vezes por ano leve o veículo a um mecânico de sua confiança para a revisão do sistema de freios.

Se ainda tem dúvidas, faça contato com a Breque!

Procurar peças