Pastilhas de freio quando trocar? – Freios Breque

Pastilhas de freio quando trocar? – Freios Breque

As pastilhas de freio são um dos principais componentes de segurança de um veículo, e devem estar sempre com a manutenção em dia para eliminar o risco de falhas e acidentes. Você sabe com que frequência deve ser feita a manutenção e troca das pastilhas de freio de seu carro?

Pastilhas de Freio – Quando revisar

A recomendação é de que as pastilhas de freio sejam revisadas a cada 10 mil quilômetros rodados, para verificar se não houve desgaste prematuro do componente neste período.

Quando trocar pastilhas de freio?

Entre 30 e 40 mil quilômetros é obrigatória a troca, pois certamente após este tempo as pastilhas estarão gastas.

Como saber se as pastilhas de freio atingiram o nível mínimo?

Mesmo fazendo revisões regulares, pode ser que uma maior sobrecarga no sistema de freios faça com que as pastilhas atinjam o nível mínimo antes da próxima revisão, e neste caso é preciso estar atento e fazer a substituição da peça. A espessura mínima das pastilhas de freio deve ser de 2mm. Abaixo deste valor ocorre o contato entre o metal das pastilhas e o metal do disco, o que diminui sua eficiência, traz riscos para a segurança e pode danificar os discos causando prejuízos ainda maiores.

Alguns veículos possuem um indicador no painel que acende quando as pastilhas de freio atingem seu desgaste, informando ao motorista que está na hora de fazer a substituição. Em veículos que não dispõem deste sistema, a audição é uma das principais ferramentas de identificação do desgaste. As pastilhas de freio contam com um indicador de desgaste, um material que entra em contato com o disco produzindo um ruído metálico, indicando que a capacidade daquele componente está chegando ao fim. Estar atento aos barulhos que o freio apresenta é fundamental.

Qualquer alteração no desempenho dos freios também é importante indicador. Se o tempo de parada aumentar, ou se o pedal ficar mais leve, é bem provável que seja a hora de substituir as pastilhas de freio.

A forma de uso do sistema de freios de seu veículo pode alterar a vida útil dos componentes. Ser obrigado a frear o tempo todo devido ao trânsito intenso, cruzamentos, semáforos, podem diminuir a distância de troca de pastilhas de freio. Alguns hábitos e vícios incorretos que a maioria dos motoristas tem também pode gerar gastos desnecessários com manutenção. No blog da Freios Breque você confere uma série de dicas para preservar o sistema de freios de seu veículo, aumentar a durabilidade das peças e ter sempre segurança.

Procurar peças