Troca da Correia Dentada – Dicas Breque Freios

Troca da Correia Dentada – Dicas Breque Freios

O que é correia dentada do motor

A correia dentada liga e sincroniza eixo vilabrequim ao eixo comando de válvulas do motor do seu carro. Assim, a troca da correia dentada do motor do seu carro é manutenção preventiva muito importante e não deve ser esquecida.

Quando trocar a correia dentada

Dessa forma, a troca da correia dentada precisa ser realizada a cada 40 mil km. Preste atenção nesta quilometragem, já que a correia não dá sinais de quando vai se romper. Com o tempo a correia perde muito em eficácia e resistência. Assim, os riscos de ruptura aumentam muito.

No entanto, os fabricantes indicam um intervalo específico de troca para cada veículo. No manual do proprietário você encontrará esta informação. Revise este dado para evitar imprevistos desagradáveis.

Além do mais alguns carros são equipados com correia dentada lubrificada. Nestes casos, as correias são projetadas para durar todo o ciclo de vida do motor, sem necessidade de substituição em momento algum.

Quais as consequências de não se trocar a correia dentada

A primeira consequência da ruptura da correia dentada será ficar na rua. O motor vai aquecer e se apagar.

Quando isto ocorre é provável que muitas peças importantes do motor sofram graves danos. Podem danificar-se pistões e válvulas e até ser necessária a retífica do motor. Portanto, o gasto da manutenção corretiva será muito maior do que o da manutenção preventiva.

foto de correia dentada

Quais carros não tem correia dentada

Os motores de alguns carros são produzidos com correntes metálicas em vez de correias dentadas. Sendo assim, estas têm uma durabilidade muito maior e em geral duram toda a vida útil do motor. Marcas como Hyundai, Toyota, Jeep, Kia, Nissan, Mitsubishi, Suzuki, JAC, Honda, Mercedes e BMW utilizam correntes metálicas, e não correias dentadas, em seus motores.

Concluindo

Deste modo, nossa intenção foi dar uma visão apenas superficial sobre o correias dentadas. O mais importante é que estejamos cientes da necessidade da sua manutenção preventiva para evitar prejuízos maiores.

Assim sendo, lembramos que precisando de manutenção em freios, nós da Breque Freios aqui estaremos à sua disposição. É só entrar em contato.

Procurar peças