Tipos de Disco de Freio – algumas diferenças

Tipos de Disco de Freio – algumas diferenças

Na foto acima mostra três tipos de disco de freio, distintos com relação à sua superfície. Nesse sentido, vamos classificar cada um deles e expor as suas principais características.

Tipos de disco de freio da foto acima

Assim sendo, vamos descrever a foto acima da direita para a esquerda. Ou seja, do disco mais simples para o mais complexo.

Superfície lisa

Assim, o primeiro disco (à direita) tem a superfície lisa. A saber, este é o tipo de superfície mais comum na maioria dos carros. Dessa forma, aproveita-se a máxima área de contato com as pastilhas de freio.

No entanto, como possuem menos ventilação, tendem a aquecer-se mais. Ainda assim, isso não quer dizer que estes discos não sejam ventilados. Já que, como podemos observar, eles são constituídos por duas partes externas unidas por uma câmara central de ventilação.

Superfície perfurada

Em seguida, o disco do meio da foto tem a superfície perfurada transversalmente. Estes furos transversais contribuem com a ventilação e refrigeração dos discos de freio. Além disso, esta perfuração ajuda a eliminar gases e partículas gerados no processo da frenagem.

Superfície perfurada e com ranhuras

Por fim, o terceiro dos tipos de disco de freio da foto (à esquerda), tem a superfície perfurada e com ranhuras. Por certo, estes tipos de discos de freio também são chamados discos estriados ou ranhurados. O ponto positivo das ranhuras é que não diminuem a área de atrito do disco com as pastilhas de freio, ocasionando boa frenagem. A desvantagem é que provocam um maior desgaste das pastilhas de freio.

Disco de freio sólido

Este é outro dos tipos de disco de freio existentes. Porém, ele não está retratado na foto principal do nosso post (acima). O disco de freio sólido é o mais simples e o mais barato de todos eles. São utilizados em carros de menor potência e que portanto exigem menos do sistema de freios. A sua principal característica é a menor resistência à temperatura e pressão.

A foto abaixo nos mostra um disco de freio sólido. Como pode ser ver, ele é feito de apenas uma peça única e maciça.

Outros tipos de disco de freio

Em contrapartida, gostaríamos de mencionar que os discos de freio podem variar segundo o seu material de fabricação. Nesse sentido, geralmente os discos são fabricados de ferro fundido. Por outro lado, também podem ser feitos de materiais cerâmicos, como o carbono, kevlar ou sílica.

Seja como for, cada um destes materiais tem um comportamento diferente quando submetidos à temperatura e pressão. Portanto, cada um deles é mais conveniente para determinado tipo de uso. Sem dúvida que os valores e os custos sempre são tomados em conta na escolha do material utilizado.

Discos de freio na Breque Freios

Na Breque Freios você faz a manutenção total do sistema de freios do seu carro. No que diz respeito a discos de freio, fazemos a troca ou a retífica dos mesmos, segundo a sua necessidade.

Para mais informação, entre em contato conosco. Será um prazer poder atender.

Procurar peças