Sensores de desgaste de pastilhas de freio

Sensores de desgaste de pastilhas de freio

Os sensores de desgaste de pastilhas de freio têm como função avisar o momento da troca das mesmas. Eles podem evitar muitas dores de cabeça e imprevistos, pois avisam com antecipação o momento da troca das pastilhas de freio. A principio, os veículos podem ter estes sensores apenas nas pastilhas dianteiras ou podem ter nas dianteiras e traseiras inclusive.

Tipos de sensores de desgaste de pastilhas de freio

Assim sendo, existem dois tipos principais de sensores de desgaste de pastilhas:
1) Sensores elétricos
2) Sensores sonoros

Sensores de desgaste elétricos

Avisam acendendo uma luz indicadora no painel do carro quando a hora da troca das pastilhas de freio chegar. Estes sensores têm uma de suas extremidades encaixada no fim das pastilhas de freio. Bem como a outra extremidade é conectada a um chicote do veículo. Ademais, ambas extremidades do sensor são ligadas por um fio ou cabo. Com efeito, quando as pastilhas chegam ao fim, o sensor raspa no disco de freio. Então luz no painel do carro acende, indicando o momento da troca.

Sensores de desgaste sonoros

Avisam emitindo um som quando chegar o momento de trocar as pastilhas de freio. Este sensor consiste em uma haste de metal instalada no fim das pastilhas. De tal forma que, quando as pastilhas se desgastam o sensor começa a raspar no disco de freio gerando um som característico. Dessa forma o motorista percebe que chegou o momento de serem substituídas as pastilhas de freio.

sensor de pastilha de freio
Pastilhas de Freio com Sensor Sonoro

Falhas possíveis dos sensores de desgaste das pastilhas de freio

O sensor pode arrebentar: no caso dos sensores elétricos, pode acontecer de que o fio do sensor se corte. Como resultado, isto causará que se acenda a luz do painel sem que as pastilhas tenham chegado ao fim da sua vida útil. Neste caso, pode-se recuperar o sensor apenas reparando o fio danificado.

Acabar uma das pastilhas que não tem o sensor instalado: um jogo de pastilhas é composto de quatro peças. Porém, nem todas as peças são equipados de sensores. Portanto, se por algum motivo, há um desgaste desigual das peças que compõem o jogo, pode acontecer de que o sistema de aviso de desgaste falhe em sua função.

Concluindo

Em resumo, estes sensores de desgaste são dispositivos que avisam ao motorista o momento da troca das pastilhas de freio.
No entanto, uma vez acionado este sensor, o motorista ainda tem cerca de 3 mm de vida útil das pastilhas para utilizar.
Assim, ele pode se dirigir a uma oficina mecânica com tranquilidade. Afinal ele poderá rodar alguns quilômetros nesta situação sem nenhum prejuízo ou dano.

Para mais informação

A Breque Freios procura ter no seu estoque toda a variedade disponível no mercado nacional de sensores de desgaste de pastilhas de freio.
Para outro post sobre o assunto, clique aqui.
Para consultar sobre modelos e preços entre em contato pelo site ou pelo telefone (31) 3464-5033.

Procurar peças