Reverta multa leve ou média em advertências!

Reverta multa leve ou média em advertências!

Você sabia que é possível transformar uma infração leve ou média no trânsito em advertência? Assim, você não precisa desembolsar dinheiro para pagar a multa e nem tem pontos registrados na sua carteira. Uma verdadeira mão na roda!

Tenho respaldo por lei em transformar uma multa em advertência?

Está previsto em uma resolução do Conselho Nacional de Transito (Contran) de julho de 2012, numa forma de beneficiar os motoristas que possuem bom histórico no trânsito, a possibilidade de transformar uma infração média ou leve em advertência, mas somente se você não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses e tem um histórico de bom motorista. Ou seja, se você já teve a carteira suspensa e teve que fazer um curso de reciclagem, esqueça!

Tem dúvida em como funciona os radares? Clique aqui e saiba detalhadamente como funciona e como escapar deles!

Como fazer?

Fazer esse movimento não é automático. Para solicitar a substituição, você primeiro tem que observar quem emitiu a notificação. Se foi um órgão federal, estadual ou municipal.

Multa aplicada pelo órgão federal

Se a multa foi aplicada por um órgão federal, você terá que preencher o pedido de advertência, anexá-lo com uma cópia da infração, cópia da CNH e um histórico do prontuário do condutor, que é disponível no site do DETRAN de cada estado.

Ao fazer isso, procure uma unidade da polícia rodoviária federal ou alguma unidade dos correios.

Multa aplicada pelo órgão estadual

Quando a multa foi aplicada por um órgão estadual, você pode fazer seu próprio requerimento, com a assinatura igual ao do documento de identificação. Junto com uma cópia da CNH e da infração de transito, você pode ir diretamente entregar na CICC (Av. Bernardo Guimarães, 1468) ou encaminhar pelos correios.

Multa aplicada pelo órgão municipal

Se a multa foi municipal, a única possibilidade é reunir os documentos e comparecer pessoalmente a delegacia de trânsito da sua cidade.

Verifique o endereço da delegacia de sua cidade.

O pedido pode ser negado?

Sua solicitação para transformar a multa em advertência pode ser negada, de acordo com os critérios de cada órgão aplicador. Geralmente, não é aceita quando o condutor não se enquadra nos requisitos exigidos na legislação ou não apresentar o bom histórico antecedente, que a lei quer incentivar.

Mas ainda existe uma possibilidade, você pode entrar com um recurso na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI). Na carta de notificação que você recebeu em casa, estão as instruções de como proceder em cada caso.

Essa é uma dica que damos, que a maioria das pessoas não sabe. Mas a Breque sempre indica, que a melhor forma de evitar uma multa é respeitando as leis de trânsito.

 

Procurar peças