Regulagem do Freio de Estacionamento

Regulagem do Freio de Estacionamento

Na Oficina Breque Freios realizamos a regulagem do freio de estacionamento de todos os modelos de veículos.

Os dispositivos de freio de estacionamento, na maioria das vezes, estão localizados nas rodas traseiras dos veículos. Eles podem ser constituídos pelas sapatas de freio, que trabalham com tambores de freio. Ou por pastilhas de freio, que trabalham em conjunto com discos de freio. Em geral, são acionados por conjunto de alavanca e cabos, mas os carros mais avançados já utilizam o acionamento por meio de botão elétrico.

Os freios de estacionamento devem estar em boas condições de funcionamento porque precisam oferecer a segurança e a confiabilidade necessária para o motorista.

Portanto, a regulagem do freio de estacionamento deve ser realizada por um mecânico experiente nesta área. O motivo é que há algumas peculiaridades em cada modelo de carro que só o mecânico experimentado reconhece.

Regulagem do Freio de Estacionamento

Quando o carro é equipado com freios a tambor nas rodas traseiras

Neste caso, o freio de estacionamento funciona com  as sapatas de freio. Estas, quando acionadas pelo cabo de freio, travam as rodas do carro. A regulagem deste tipo de mecanismo é sempre realizado nas rodas e deve ser realizada periodicamente. Para regular, deve-se utilizar o regulador da sapatas, girando a catraca que fica entre elas. Em outras palavras, deve-se aproximar ao máximo as sapatas aos tambores. Porém com cuidado para deixar sempre a roda livre. Para se realizar esta regulagem não é necessário (e não se deve) alterar o ajuste do cabo de freio de mão.

regulagem do freio de estacionamento do tucson

Regulagem do Freio de Estacionamento

Quando as rodas traseiras são de freio a disco

Neste caso a regulagem do freio de estacionamento é feita no ato da troca das pastilhas. Pressiona-se o pedal de freio até que as pastilhas se acomodem à superfície dos discos. Depois disto pode ser necessário um pequeno ajuste nos cabos de freio de mão para regular a altura da alavanca.

Existem também alguns carros com discos nas rodas traseiras, mas que possuem sapatas exclusivas para o freio de estacionamento. Estas sapatas estão localizadas dentro do cubo do próprio disco de freio. Nesse caso, a regulagem do freio de estacionamento é realizada da mesma forma que no freio a tambor. Portanto, diretamente na catraca reguladora entre as sapatas.

Concluindo, o objetivo deste texto foi dar uma pequena visão de como se realiza a regulagem do freio de estacionamento de um carro. No entanto não foi nossa intenção aprofundar-nos no assunto. Caso deseje mais informação poderá contactar-se conosco através de nossa página de CONTATO no nosso site; ou através de nosso telefone fixo: 31-3464-5033.

Procurar peças