Quando Trocar as Pastilhas de Freio: avisos de desgaste

Quando Trocar as Pastilhas de Freio: avisos de desgaste

Quando trocar as pastilhas de freio do meu carro?

Muitos veículos atuais possuem algum sistema de aviso para quando trocar as pastilhas de freio. No caso de não possuírem, fique atento a alguns sinais que podem indicar que é hora para essa substituição.

Procure saber qual é o sistema de aviso de desgaste das pastilhas que o seu carro possui ou fique atento aos seguintes sinais:

Aviso de desgaste de pastilhas de freio no painel (luz amarela)

Algumas pastilhas de freio são projetadas com um fio localizado na parte final dela. Este fio também pode ser simplesmente encaixado nas pastilhas de freio. O fato é que, quando as pastilhas chegam no seu final, esse fio é rompido, e isso causa o acendimento de luz amarela no painel, avisando quando trocar as pastilhas de freio.

Pastilhas de freio com alarme no painel do carro

Pastilhas de freio com alarme no painel do carro

Aviso sonoro de quando trocar as pastilhas de freio

Este sistema consiste em uma chapa metálica localizada no final das pastilhas de freio. Quando estas se desgastam até o fim esta chapa começa a raspar nos disco de freio. Assim um som que chama a atenção do motorista é produzido, avisando quando trocar as pastilhas de freio.
Obs.: esta chapa não danifica o disco de freio pois é especialmente preparada para preserva-lo pelo dano causado pelo desgaste excessivo das pastilhas de freio.

Pastilhas de freio com sensor sonoro

Pastilhas de freio com sensor sonoro

Aviso de luz acesa no painel (luz vermelha)

A luz de freio vermelha, localizada no painel do carro, quando acesa pode indicar que o nível do fluido de freio está abaixo do recomendado. Isso pode estar acontecendo devido ao desgaste das pastilhas de freio.
Obs.: outra possibilidade, também pode haver um vazamento do fluido de freio. Nesse caso, isso deverá ser solucionado imediatamente sob pena de você ficar sem freios!

Forte ruído nas rodas ao frear

Se você chegou nesse ponto, isso pode ser uma indicação de que já passou o momento ideal de quando trocar as pastilhas de freio. É muito provável de que os discos de freio possam estar sendo danificados. Não perca tempo! Os discos de freio podem quebrar-se e o freio acabar!
Obs.: algumas pastilhas podem fazer barulho mesmo antes de acabarem completamente. Leia mais sobre isto aqui.

Quando trocar as pastilhas de freio por quilometragem ou por tempo

É importante lembrar que as pastilhas de freio devem ser revisadas a cada 10 mil km rodados. Em nossa Oficina Breque freios, temos casos de pastilhas de freio que acabam com menos de 10 mil km rodados.

Independente da quilometragem rodada, as pastilhas de freio devem ser revisadas a cada ano, mesmo que não tenham se consumido até o final. Muitas vezes a massa de atrito pode deteriorar-se sob ação do tempo e da umidade. Isso acontece principalmente quando o veículo fica muito tempo sem rodar.

Para mais informação sobre esse assunto entre em contato com a Breque freios, estamos à disposição para qualquer esclarecimento.

Nesses dois links, temos dois vídeos breves para esclarecer um pouco mais sobre o assunto: AutoEsporte, iCarros.

Mais curiosidades sobre pastilhas de freio:
Comparativo entre pastilhas de cerâmica e pastilhas metálicas
Trocar pastilhas de freios em 5 passos

 

Procurar peças