Discos de Freio Empenados ? Veja as possíveis causas

Discos de Freio Empenados ? Veja as possíveis causas

Discos de freio empenados? Por quê?

Este texto está destinado a responder uma das perguntas mais frequentes na Oficina Breque Freios.

Sintoma dos discos de freio empenados

O principal sintoma dos discos de freio empenados é uma trepidação no volante quando freamos. Quanto maior for o grau de empeno, a mais baixa velocidade se sentirá a trepidação.
Por exemplo, se os discos estão muito empenados, a trepidação poderá aparecer até mesmo à velocidade de 60 km/h; se o empeno é pequeno, só se sentirá a partir dos 100 km/h, provavelmente.

Por que discos de freio empenados

Os discos de freio são peças que trabalham sob alta exigência de temperatura e pressão. Afinal, eles são pressionados em ambas faces pelas pastilhas de freio. O atrito existente entre os discos e as pastilhas de freio fazem diminuir a velocidade e frear o veículo.

É justamente esta exigência de atrito, e a alta temperatura gerada nesse processo, que causam alterações na constituição original dos discos de freio. Portanto, quanto melhor for a qualidade dos discos de freio, maior será a sua resistência e menor a possibilidade de empeno.

A qualidade do material usado e os métodos de fabricação utilizados influem diretamente sobre a qualidade final dos discos de freio.

Principais causas de superaquecimento dos discos de freio

É claro que quanto mais utilizados, mais os discos de freios se aquecerão. No entanto, existem alguns fatores aumentam a possibilidade disso ocorrer:

Assentamento das pastilhas de freio

Durante o período de assentamento das pastilhas de freio, após serem trocadas, a ação da frenagem fica pior devido ao menor coeficiente de atrito existente no conjunto discos pastilhas. Durante este período a geração de calor é bem maior do que normalmente. Deve-se evitar freadas bruscas e também o uso constante dos freios, por exemplo, como na descida de uma serra.

Rodas Presas

Algumas vezes os freios podem ficar presos constantemente. Isso é consequência de algum defeito que os impede a liberação completa quando não acionados pelo motorista. O problema pode estar nas pinças de freio, pistões presos ou pinos deslizantes travados são causas possíveis. Flexíveis de freio obstruídos também pode acarretar este tipo de sintoma.

Freios traseiros pouco eficientes

A pouca eficiência dos freios traseiros podem causar uma sobrecarga incomum nos freios dianteiros. Nos carros que usam tambores e lonas de freio isso costuma ser mais frequente. Devem ser revisados com regularidade: os cilindros de roda, os patins de freio o desgaste das lonas e tambores de freio.

É sempre bom lembrar que o sistema de freios é composto por mais itens do que apenas discos e pastilhas de freio. O bom funcionamento desse sistema depende de uma manutenção periódica.

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