Pedal de Freio Baixo – 6 Causas Possíveis

Pedal de Freio Baixo – 6 Causas Possíveis

Pedal de freio baixo: uma situação perigosa!

Talvez você já tenha vivido esta situação. De repente, o pedal de freio baixo e ineficiente. Isto é realmente assustador, não é?

Isto também pode ocorrer aos poucos, durante o uso cotidiano. Então, você não consegue entender como pôde chegar a esse ponto, sem que percebesse antes. O freio funcionando mal, uma circunstância perigosa!

De qualquer maneira, se isto ocorrer de repente ou de forma lenta e gradual, não faz diferença. Acima de tudo, o que realmente importa, é que o freio do seu carro precisa estar bom! E, no momento em que for solicitado, ele terá que funcionar eficientemente.

Mas, por que isto acontece? Quais as causas principais de um pedal de freio baixo?

É normal que as pessoas atribuam qualquer tipo de anomalia no freio de um carro apenas ao desgaste das pastilhas de freio. Mas o freio é um sistema que inclui mais que somente pastilhas de freio. Por isso, neste post vamos enumerar os motivos mais frequentes que podem causar um pedal de freio baixo.

1) Sistema de tambores traseiros desregulados, com desgaste ou com vazamento

As lonas ou sapatas de freios traseiras devem ser reguladas a cada 10 mi Km aproximadamente. Devido a que, à medida que estes se desgastam, perdem a regulagem ideal e resultam em pedal de freio baixo.

No entanto, as lonas ou sapatas de freio podem estar no fim de sua vida útil. Neste caso será necessária a sua substituição. Além disso, se houver vazamento de fluido de freio nos cilindros de roda, estes também deverão ser trocados.

Portanto, a eficiência do pedal de freio tem relação direta com o freio a tambor traseiro do veículo. Em outras palavras: freios traseiros gastos ou com avaria resulta em pedal de freio baixo.

pedal de freio baixo

2) Vazamento no sistema e esvaziamento do reservatório do fluido de freio

O pedal de freio baixo pode ocorrer devido ao esvaziamento do reservatório de fluido de freio. Porém, isto só acontece se houver algum vazamento de fluido de freio no sistema. Neste caso, o vazamento deve ser eliminado imediatamente. E depois deve-se realizar uma sangria para retirar o ar do sistema.

pedal de freio baixo - reservatorio de fluido de freio

3) Pastilhas de freio mal instaladas

As pastilhas de freio podem ter sido mal instaladas. Quando é assim, elas não se ajustam perfeitamente aos discos e às pinças de freio. Neste caso, isto se refletirá na altura do pedal de freio que ficará elástico e ineficiente.

4) Cilindro mestre de freio com defeito

Quando o cilindro mestre de freio de um carro está com defeito, o pedal de freio vai até o assoalho do carro. Mas a característica deste defeito é diferente dos demais citados antes. Neste caso o pedal de freio não permanece constantemente baixo. Apenas às vezes o pedal vai abaixo, falhando. Ele retornará ao normal com uma bombada do motorista.

5) Ar no sistema devido ao fluido de freio vencido

Com o tempo de uso, o fluido de freio absorve umidade do ar e perde as suas propriedades originais. Esta característica do fluido de freio se chama compressibilidade. A deficiência desta compressibilidade pode acarretar uma situação de pedal de freio baixo.

6) Assentamento das pastilhas de freio

Após serem substituídas, as pastilhas de freio necessitam um tempo de uso para se ajustarem aos discos de freio. Isto leva mais ou menos entre 200 e 300 km, mas pode variar bastante. Assim, durante este período os freios ficam menos eficientes e é comum a sensação de pedal de freio elástico. Nesta fase também será normal um maior aquecimento das pastilhas de freio.

Mas não é só isso

Em suma, citamos aqui apenas as principais causas que podem deixar o pedal de freios do seu carro baixo. Porém, de nenhuma maneira, pretendemos esgotar o assunto. Afinal, sabemos que a arte da mecânica não é uma ciência exata. E, dois mais dois nem sempre são quatro neste ramo.

De todas maneiras, se você deseja mais informação sobre o assunto, entre em contato com a Breque Freios. Poderá fazê-lo através da nossa página de contato no site. Ou pode ligar diretamente para nós: 31-3464-5033. Será um prazer poder ajudar!

 

Procurar peças