Pedal de freio baixando: causas e prevenção

Pedal de freio baixando: causas e prevenção

Frequentemente nos procuram clientes que nos falam sobre o pedal de freio baixando. Este é um defeito comum, mas deve ser solucionado rapidamente a fim de se evitar algum acidente.

A princípio, existem duas causas principais para este problema e as vamos expor aqui. Em contrapartida, também apresentaremos a melhor forma de se prevenir este tipo de defeito.

As duas principais causas deste tipo de problema são: cilindro mestre com defeito e módulo do sistema ABS com defeito.

Cilindro Mestre de Freio com defeito

De fato, o cilindro mestre é o coração do seu freio. A fim de acionar os freios, é ele que bombeia o fluido de freio para todas as rodas do carro. No entanto, com o tempo, as paredes internas do cilindro mestre ou o conjunto de borrachas se desgastam. Por consequência, o motorista é surpreendido com o pedal de freio baixando acarretando a falha no sistema de freio.

Módulo do ABS (à esquerda) – Cilindro Mestre (à direita)

Modulo do ABS com defeito

O sistema ABS representa uma grande evolução tecnológica no sistema de freio dos carros atuais. Este sistema não deixa que as rodas travem. Dessa maneira se impede a derrapagem do carro, a perda de controle e o aumento da distância de frenagem.

O ABS tem um módulo de comando. Este módulo é composto por uma parte eletrônica e uma parte hidráulica. Quando há falha na parte hidráulica ocorre o sintoma de pedal de freio baixando e ineficiência na frenagem.

Para informação mais detalhada clique aqui.

Como prevenir o pedal de freio baixando

Sem dúvida, substituir o fluido de freio periodicamente é a melhor forma de se prevenir defeito no cilindro mestre ou no módulo do ABS.

Ou seja, o fluido de freio é higroscópico. Isto significa que ele absorve umidade do meio ambiente. Portanto, com o tempo de uso, perde as suas propriedades originais e causa o desgaste do sistema de freio.

Para saber outra possíveis causas de pedal de freio baixando

É importante salientar que há várias outras causas possíveis para o pedal de freio baixando.

Para saber mais, não duvide em entrar em contato com a Breque Freios. Nossa equipe especializada em freios está a disposição para orientar no que seja necessário.


Procurar peças