Pastilhas de freio: revisá-las regularmente

Pastilhas de freio: revisá-las regularmente

As pastilhas de freio são um dos principais componentes do sistema de freios e consequentemente da segurança de um veículo. São elas que entram em contato com os discos de freio reduzindo a velocidade ou parando o veículo quando o pedal é acionado. A não revisão ou substituição das pastilhas de freio no tempo devido coloca em xeque a segurança do motorista e dos demais ocupantes, e também de quem partilha do trânsito.

O que acontece quando as pastilhas de freio estão gastas?

De início as pastilhas de freio gastas tem menos capacidade de atrito com os discos, o que aumenta o tempo de parada do veículo, e em um segundo estágio de desgaste as pastilhas começam a arranhar o disco. Pastilhas de freio são compostas por placa metálica de fricção à base de resina, fibras sintéticas e partículas metálicas que param o veículo quando em contato com os discos, e após o desgaste destes componentes o que ocorre é um contato direto entre o metal das pastilhas e o metal do disco, causando ranhuras. Quando as ranhuras são muito profundas é impossível retificar o disco, e o motorista deverá substituí-los também. Na troca de pastilhas de freio o gasto gira em torno de 180,00, para trocar também os discos, o prejuízo adicional seria de pelo menos 300,00. O valor total das peças substituídas (480,00) seria quase o triplo (valores baseados em produtos da Freios Breque).

É importante manter os componentes do freio devidamente revisados. Quer saber quando revisar e trocar as pastilhas de freio? Clique aqui.

Desde o começo do desgaste as pastilhas de freio perdem a capacidade de frenagem, aumentando o tempo necessário para a parada de um veículo. Em caso de emergência, não conseguir parar o carro no tempo devido é o suficiente para causar um grave acidente. Os prejuízos financeiros podem ser grandes, mas muitos outros prejuízos estão envolvidos neste caso.

Revisando as pastilhas de freio estou garantindo segurança?

Muitos motoristas acreditam que apenas a revisão do fluido e das pastilhas de freio é suficiente para rodar de maneira segura, no entanto o freio é formado por uma série de componentes, como borrachas, mangueiras, retentores, pistões, anéis de vedação, pastilhas, lonas, entre outras, e todo o mecanismo é acionado pelo fluido de freios. O ideal é levar o veículo a uma oficina especializada e pedir a revisão completa do sistema. Os freios formam o principal mecanismo de segurança, e neste caso todo cuidado é pouco.

No blog da Freios Breque têm várias dicas para preservar os freios, dar a correta manutenção e ter sempre segurança. Se ainda tem dúvidas faça contato com a Freios Breque.

Procurar peças