Passe em disco de freio – o que é?

Passe em disco de freio – o que é?

Passe em disco de freio – O que é?

O passe em disco de freio (ou retífica) consiste retirar camadas da sua superfície para desempená-los ou aplaná-los. Para isto é utilizado um torno apropriado para tal. A usinagem (ou passe) é realizada nas duas faces do disco. E mais, pode ser feita apenas na parte do disco de freio que tem contato com as pastilhas de freio.

A principal finalidade do passe em disco de freio é a de eliminar o empeno dos mesmos. No entanto, ele também pode ser utilizado apenas aplanar a sua superfície do disco de freio.

Quando o passe pode ser feito com segurança?

A usinagem, para que seja feita com segurança, deve respeitar a espessura mínima dos discos de freio. Visto que, após serem retificados, os mesmos perdem em espessura. A espessura mínima de cada modelo de disco de freio é determinada pelo fabricante que diz o limite para que possam ser usados com segurança.

O disco de freio utilizado abaixo dessa espessura mínima pode apresentar trincas, rachaduras e até mesmo quebrar-se. Além do mais, favorecem a geração de calor no sistema de freio, o que pode causar falha na frenagem. Outro fator é que os discos finos também tendem a empenar-se mais facilmente.

Portanto, antes do passe ser feito, a espessura do disco deve ser medida. Logo após deve ser calculada a espessura que deverá ser retirada para a eliminação do problema a ser resolvido. Finalmente deve-se calcular se a espessura resultante após o passe se manterá dentro da margem de segurança.

Passe em discos de freio – Vale a pena?

Concluindo, quando atingem a espessura mínima os discos de freio devem ser trocados. Por este motivo, algumas vezes não se aconselha o passe em disco de freio. Esta decisão deve ser analisada com cautela a fim de não comprometer a segurança do veículo.

Na Breque Freios pensamos que o serviço de freios sempre deverá ser realizado da melhor maneira possível. Dessa maneira sempre avaliamos o procedimento a ser realizado, sempre com a finalidade de aumentar a excelência dos nossos serviços.

Para mais informação:
http://blog.fras-le.com/retifica-de-disco-de-freio/
https://www.canaldapeca.com.br/blog/disco-de-freio-manter-retificar-trocar/

Procurar peças