Tudo sobre o GOL G3: Pastilha de freio Gol G3 – Disco de Freio Gol G3

Tudo sobre o GOL G3: Pastilha de freio Gol G3 – Disco de Freio Gol G3

O sistema de freios é o item de segurança mais importante que seu carro pode ter, e as partes que vamos dar destaque são as Pastilhas de Freio Gol G3 e os Discos de Freio Gol G3.

Que tal aprender um pouco mais sobre eles e entender como acontece o desgaste do sistema, antecipando maiores problemas de forma preventiva, e evitando que peças desgastadas causem estragos prematuros a outras de sua interface.

Nesse post você vai aprender:

• Manutenção da Pastilha de Freio Gol G3
• Manutenção do Disco de Freio Gol G3
• Fluido de freio: Dicas importantes
• Bônus: Cilindro Mestre Gol G3 – Defeitos frequentes e indicação de peças

Pastilha de freio Gol G3

As Pastilhas de Freio do Gol G3 apresentam um tempo de manutenção padrão, sendo requerida uma revisão a cada 10 mil quilômetros, porém isso varia muito dependendo do motorista e do uso do veículo. O importante é conhecermos nosso carro, e com o tempo, delimitarmos uma quilometragem dependendo do nosso padrão de uso.

Existem alguns sinais que as pastilhas de freio emitem dos quais podemos perceber que necessitam de manutenção, que são:

• Ruídos*
• Mudança da altura do pedal (geralmente ficam um pouco mais baixo)
• Perca da eficiência (o carro percorre uma distancia maior até parar)
• Espessura mínima (não pode ter menos que 3mm)

*Se você acabou de trocar as Pastilhas de Freio do seu Gol G3, e ela está apresentando ruídos ao frear, pode ser por dois motivos. O primeiro, e mais frequente, é que ao efetuar a manutenção, as pastilhas precisam de um tempo de assentamento, portanto o barulho deve passar depois de alguns dias. O segundo motivo é a escolha de pastilhas de baixa qualidade, que devido ao seu material mais duro, apresenta esse ruído ao friccionar no disco de freio.

Discos de freio Gol G3

O Disco de Freio do Gol G3 não apresenta um tempo ou quilometragem de manutenção padrão, por isso é importante ficar atento aos sinais que seu carro pode emitir.

• Se estiverem gastos, o poder de frenagem de carro diminui
• Se estiverem empenados, ocorre vibração no pedal
• Se estiverem quebrados, eles param de funcionar
• É possível analisar se necessitam de manutenção através da medição dos discos, sendo que a espessura mínima geralmente está gravada na borda lateral

Uma dica importante para aumentar o tempo de vida útil do Disco de Freio do seu carro é fazer a manutenção das pastilhas de freio regularmente. O motivo é muito simples. As pastilhas funcionam fazendo fricção nos discos até a roda para. Quando estão gastas e finas, elas arranham os discos, diminuindo sua espessura mais rapidamente.

Fluido de Freio do Gol G3

O Fluido de Freio do Gol G3 deve passar por manutenção a cada 10 mil quilômetros ou 2 anos. O importante é ficarmos atentos ao nível do fluido. Ele nunca deve estar menor, pois se estiver, é muito provável que o carro esteja apresentando vazamento em algum cano ou mangueira, pois o fluido não diminui sua quantidade com o uso.

Bônus: Cilindro Mestre Gol G3

O Cilindro Mestre do Gol G3 é responsável por acionar a pressão hidráulica dos freios do seu automóvel. Os dois principais sintomas que o carro pode apresentar se o cilindro mestre estiver com problema são:

• Pedal do freio descendo até o assoalho, sem eficiência na frenagem
• Fluido de freio com nível muito baixo

É preciso ficar atento com o cilindro mestre, pois seu mal funcionalmente acarreta na perda dos freios. Saiba tudo sobre o Cilindro Mestre clicando aqui.

Confira essa sugestão de Cilindro Mestre Gol G3, que temos aqui na Breque: Cilindro Mestre Gol Controil

Procurar peças