Item de segurança obrigatório em todos os carros de passeio a partir de 2014, o ABS (Anti-lock Brake System) foi uma grande evolução no sistema de freios. Com sensores independentes para monitoração de velocidade em cada roda, o ABS evita que a roda trave na frenagem, garantindo assim a estabilidade e dirigibilidade do condutor para corrigir a rota de qualquer obstáculo enquanto freia, evitando a perda da aderência com a pista. Resumindo, melhora e muito a vida do motorista!
Observe aqui uma explicação do fabricante, para ilustrar melhor o funcionamento:
Como a maioria dos sistemas tecnológicos implementados nos carros, o ABS surgiu na fórmula 1 e começou a ser usado nos carros de luxo a partir do ano de 1978. No Brasil, o sistema começou a ser utilizado no início dos anos 90, embora hoje somente 11% dos carros nacionais utilizem do sistema.
Custo beneficio
O sistema ABS apresenta alguns diferenciais positivos quando se trata de custo benefício. A manutenção é mais cara, mas no final das contas existem algumas vantagens que equivalem esse valor. Para começar, existe o principal fator que é a prevenção de acidentes, um ponto extremamente favorável desse tipo de freio. Outro ponto a ser destacado é o aumento da vida útil dos pneus, pois eles se desgastam mais lentamente.
O sistema ABS é composto basicamente por cinco itens, sendo eles:
• Sensores de rotação, indutivo ou passivo;
• Unidade de comando do ABS;
• Unidade hidráulica;
• Roda fônica.
Manutenção
A manutenção do sistema ABS não é nenhum bicho de sete cabeças, sendo parecido com a manutenção dos carros com freios convencionais. Aliás, o antitravamento é apenas um complemento do sistema de freios do carro, sendo assim, se o ABS der problema, a frenagem funciona normalmente, apenas não conta com o auxílio do ABS. E lembre-se, você tem um aliado muito importante localizado no painel, pois uma luz acende indicando qualquer problema no sistema.
Assim, quando o ABS está em perfeito funcionamento, a manutenção consiste basicamente na troca do fluido de freio e nas pastilhas.
Principais defeitos
Embora não muito comuns, os principais defeitos que existem no sistema ABS são:
• Mau contato na fiação;
• Defeito ou sujeira nos sensores, que interferem no sinal;
• Peças montadas de forma errada;
• Interrupção do sensor no cabo, nos pontos de movimentação da suspensão;
• Desgaste físicos nas peças, provenientes de colisões;
• Problemas elétricos na central.
Freios ABS
Nesse post, aprendemos um pouco sobre o funcionamento do sistema antitravamento, sua manutenção, custo benefício e principais problemas. O sistema antiderrapante é um item tecnológico muito importante para sua segurança, então, se puder escolher, não tenha dúvidas e opte por um carro com essa tecnologia! Segurança em primeiro lugar.