Freio de estacionamento eletrônico: troca das pastilhas

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Freio de estacionamento eletrônico: troca das pastilhas
5 anos atrás
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Hoje em dia, o freio de estacionamento eletrônico (FEE) é uma inovação presente nos veículos mais modernos. Por certo, o FEE é usualmente conhecido como EBP, sigla para o termo em inglês, Eletronic Brake Parking. O EBP traz grande comodidade ao motorista no momento de estacionar o veículo. A sua utilização é prática e segura, já que é necessário apenas apertar ou puxar um botão para imobilizar o carro

Características e vantagens do EBP

Posto que o EPB elimina a necessidade de utilização de alavanca ou pedaleira para o acionamento do freio de estacionamento. Assim haverá mais espaço disponível no interior do veículo, sendo já um benefício considerável.
O uso de cabos, que se desgastam com o tempo, também é descartado, já que o sistema deixa de ser mecânico para ser eletrônico.

Como funciona o EBP

No EBP o freio de estacionamento é acionado por meio de um botão. Ele também pode ser acionado em outras situações, de forma automática, de acordo com a sua programação.
O sistema de estacionamento eletrônico trabalha com pinças de freio que levam pequenos motores acoplados. Estes motores colocam em ação as pinças para ancorar o veículo no lugar escolhido.
Ou seja, uma vez que o condutor liga o botão do “freio de mão”, é enviado um sinal para um módulo que controla o sistema EBP. Este por sua vez, ativa os motores das pinças, travando o freio e ancorando o carro.

Como trocar as pastilhas de freio do EBP?

Acima de tudo, a troca das pastilhas do freio de estacionamento eletrônico exige mão de obra especializada e equipamento adequado. Assim sendo, somente desta forma ela poderá ser realizada com segurança.
Principalmente, este sistema trabalha nas pinças traseiras do veículos e as pastilhas de freio usadas são as mesmas do freio comum.
Portanto, para serem substituídas as pastilhas de freio, o importante é que seja utilizado um scanner habilitado para este serviço.
O scanner trabalha conectando-se com o sistema do EPB e o coloca em modo de serviço. Logo após, o scanner faz retornar os motores do êmbolos das pinças. Somente então poderá ser efetuada a troca das pastilhas de freio.

Vantagens do scanner durante a troca

Assim sendo, o uso do scanner evita que a pinça de freio se danifique. Isto pode acontecer quando ela é forçada ao se retornar os pistões indevidamente.
Ademais, o scanner também impede que a pinça seja acionada durante a troca das pastilhas, o que poderia ferir o mecânico além de danificar as pinças.

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Finalizando

Nossa intenção foi a de apenas dar uma visão geral sobre o assunto. Para mais informação por favor não duvide em nos contactar na Breque Freios.
Muito obrigado por nos lerem até aqui.
Até um próximo post!

Referencia Fonte: Você sabe como funciona o freio de estacionamento eletrônico?



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