Dicas para moderar o uso e preservar o sistema de freios

Dicas para moderar o uso e preservar o sistema de freios

O uso incorreto do sistema de freios pode causar danos e diminuir a vida útil de seus componentes. Usar o freio de maneira correta e na medida certa otimizam seu funcionamento e evitam problemas ou trocas de peça fora de hora. Confira algumas dicas para moderar o uso e preservar o sistema de freios de seu veículo.

Como preservar os freios? Dicas simples para moderar o uso.

Freadas bruscas devem ocorrer apenas em situações de emergência. Fora elas pise de maneira suave e constante no pedal, dosando a força. Isso evita desgaste prematuro dos componentes do sistema de freios e também dos pneus.

O ABS é um sistema que reequilibra a força de frenagem em cada roda para evitar o travamento, mas não se engane, este sistema só atua em frenagens bruscas, quando há o risco de travamento. A atuação do ABS é perceptível através da trepidação do pedal de freio e em frenagens normais o sistema não opera e por isso o motorista não deve pisar forte no pedal. Isso apenas desgastará os freios.

Frear dentro da curva (no chamado trailbraking) não é proibido, no entanto este movimento exige mais perícia por parte do motorista e causa um desgaste maior do sistema de freios.

Usar o freio de estacionamento com o carro em movimento pode ser útil em situações de emergência, no entanto deve ser feito de maneira suave e em conjunto com a redução de marchas. Puxar bruscamente o freio de mão pode resultar no chamado cavalo-de-pau e até em capotamentos.

Descer ladeiras em ponto morto é proibido pelo código de trânsito e, além de comprometer a segurança, não causa economia de combustível como pensam alguns motoristas. Para ladeiras o motorista deve aplicar uma regra simples: usar para a descida a mesma marcha que usaria para a subida. Esta manobra evita o desgaste de freios e o seu superaquecimento, que pode acarretar em danos e falhas nos freios.

Não desligue o motor com o carro em movimento. Quando isso ocorre o servo de freio (hidrovácuo) para de trabalhar deixando o pedal mais duro e com sobrecarga.

 

A Freios Breque espera ter ajudado você com dicas de como preservar os freios, evitando manutenções fora de época e despesas desnecessárias. Ainda tem dúvidas? Confira outras postagens em nosso blog ou faça contato.

Procurar peças