Dicas de segurança e durabilidade dos freios

Dicas de segurança e durabilidade dos freios

Os freios são uma das principais ferramentas de segurança do veículo. Sua importância para a integridade dos passageiros e do trânsito requer cuidados especiais. Confira algumas dicas para garantir a segurança e durabilidade dos freios:

Dicas de Segurança e Durabilidade

1 – Faça revisões a cada ano e substitua os fluidos de freio conforme especificação do fabricante.

2 – Utilize a redução de marchas do veículo como forma de não sobrecarregar os freios. Em veículos leves, a redução de marcha funciona como um “freio-motor” e evita o desgaste excessivo do sistema de freios.

3 – Evite freadas bruscas

4 – Em pistas molhadas diminui-se a aderência do pneu com o piso, o que reduz o atrito para a frenagem e por consequência aumenta o tempo de parada. O melhor a fazer nestes casos é trafegar em velocidade reduzida, pois no caso da necessidade de uma freagem brusca, pode haver travamento das rodas e o veículo ficar desgovernado.

5 – Observe sempre seu retrovisor em caso de chuva. Se os pneus não estiverem deixando marca na água é sinal de aquaplanagem. Neste caso firme o volante e tire lentamente o pé do acelerador. Nunca pise bruscamente no freio, ou o veículo poderá rodar e sofrer grave acidente.

6 – Quando o assunto são os freios, é importante utilizar produtos de confiança. Não leve apenas o preço em consideração, peças muito baratas podem não ter a durabilidade ou desempenho necessários.

7 – Tenha preferência por produtos de qualidade, originais ou que sejam de fornecedores das fabricantes.

8 – Procurem oficinas de qualidade, com equipamentos adequados e mão de obra qualificada para deixar seu carro seguro.

Procurar peças