Dicas de freio – como identificar que algo não vai bem

Dicas de freio – como identificar que algo não vai bem

Seu carro está trepidando, assobiando, puxando pra um dos lados na hora da frenagem ou demorando mais que o normal pra parar? Saiba que algo não está indo bem com os freios. Confira algumas dicas de freio para manter tudo em dia:

Dicas de Freio – Freios Breque BH

Ao contrário do que muitos pensam, manter a boa manutenção dos freios não consiste em checar ou trocar apenas pastilhas e lonas. Além destes componentes, o sistema de freios é composto por peças fixas e móveis. São retentores, mangueiras, pistões, anéis de vedação, cilindros e diversos componentes que sofrem desgaste natural com o tempo e o uso.

A Fras-le, uma das fabricantes de pastilhas e lonas do nosso portfólio de produtos, recomenda a substituição das molas a cada troca das lonas. Além do mais o desgaste das buchas de freio causa folgas no sistema. Em razão disso estas buchas devem ser trocadas para eliminar as folgas, conforme recomendação do fabricante.

Alguns fatores prejudicam a vida útil das lonas e pastilhas de freio. O principal deles é o excesso de temperatura, que é causado por sobrecarga nos freios, como ao descer uma ladeira desengrenado usando apenas o freio para segurar o veículo. A contaminação dos freios, causada por tráfego em vias não pavimentadas, também prejudica. Em razão disso os componentes do sistema de freios devem ser sempre revisados.

“Apesar de a durabilidade média de discos e pastilhas ser de 40.000 km, o sistema necessita de revisão a cada 5.000 km ou anualmente, tanto nas rodas traseiras quanto nas dianteiras”, orienta Eder Veiga Borin, gerente comercial da Fremax, fabricante de discos e tambores.

Além disso, o mecanismo é acionado por um item muito importante, o fluido de freio, que necessita ser trocado conforme a especificação da fabricante do veículo.

Caso tenha dúvidas ou queira checar o sistema de freios de seu veículo, entre em contato com a Freios Breque ou faça-nos uma visita. Quando o assunto são os freios, todo cuidado é pouco. Freio não pode falhar.

Procurar peças