Desgaste das pastilhas de freio – quanto duram?

Desgaste das pastilhas de freio – quanto duram?

Desgaste médio das pastilhas de freio

As pastilhas de freio variam segundo a sua forma, espessura e tipo de material. Portanto variam também na sua durabilidade. De maneira que, prever o desgaste das pastilhas de freio é muito difícil e passível de erro.

pastilha de freio nova

Existem centenas de modelos diferentes de pastilhas de freio, com suas formas e espessuras distintas. Portanto, as pastilhas variam em modelo e qualidade, de acordo com o veículos para os quais foram projetadas. Então, para evitar surpresas, o melhor é revisar as pastilhas de freio a cada 10 mil km rodados.

Pastilha de Freio Fontier

Desgaste varia de acordo com o motorista ou forma de dirigir

A forma de conduzir o veículo faz a variar a durabilidade das pastilhas de freio. Alguns motoristas aceleram e freiam constantemente. Outros, têm o pé mais pesado e gostam de correr. Inegavelmente, estes terão um desgaste mais rápido das suas pastilhas de freio.

Por outro lado, há aqueles que procuram manter uma velocidade mais uniforme sem tanta variação.  Outros usam mais o recurso do freio motor para a administrar velocidade do carro. Com estes motoristas, as pastilhas de freio alcançam maior durabilidade.

Desgaste das pastilhas de freio em um percurso rotineiro

Obviamente, o desgaste das pastilhas de freio também corresponderá ao percurso que faz o veículo. As pastilhas se gastarão rapidamente ou lentamente de acordo com os caminhos de cada um. A seguir daremos alguns exemplos de trechos e caminhos com diferentes tipos de desgaste de pastilhas.

Longos declives: os trechos em longo declive exigem muito das pastilhas de freio, bem como de todo o sistema de frenagem. Inclusive, é muito importante a utilização do freio motor a fim de evitar a sobrecarga e o superaquecimento do freio.

Quebra-molas ou lombadas sucessivas: trechos com muitos quebra-molas causam desgaste rápido das pastilhas de freio. Então, repare se em suas rotas diárias há muitos quebra-molas. No caso positivo faça revisões mais frequentes conferindo as pastilhas de freio.

Estradas X Cidades: nas estradas são percorridas longas distancias quase sem se usar o freio, se comparamos com o uso das cidades. Portanto, nas estradas as pastilhas de freio duram mais do que nos centros urbanos. De acordo com o que vemos na Oficina Breque Freios, usualmente nos carros que rodam apenas em estradas, as pastilhas costumam durar três vezes mais.

Nos centros urbanos somos obrigados a usar o freio frequentemente. São semáforos, esquinas, placas de pare, os congestionamentos, etc,  que fazem que as pastilhas de freio se desgastem rapidamente.

No entanto, numa cidade como Brasília, com menos cruzamentos e mais plana,  gasta-se menos pastilhas de freio do que numa cidade como Belo Horizonte, cheia de esquinas e morros.

Certamente há muitas outras perguntas e dúvidas sobre este assunto. Nossa intenção foi apenas falar das questões mais frequentes em nossa oficina de freios.
Para outros esclarecimentos entre em contato conosco na Breque Freios.
Será um prazer poder atender.

Nossos contatos Breque Freios:

Telefone fixo: (31) 3464-5033
WhastsApp: (31) 97110-4396
Email: contato@freiosbreque.com.br
Página de contato do site: contato

Procurar peças