Neste post vamos falar sobre algumas curiosidades sobre semáforos de trânsito. Todos nós estamos acostumados com a presença dos semáforos em nosso cotidiano. Então, somente quando ocorre uma falha de funcionamento ou estamos atrasados é que nos damos conta deles. Eles são fundamentais para as nossas cidades.
Que tal conhecer um pouco mais sobre os semáforos? Pois, é sempre bom conhecer sobre a origem das coisas, não é?
Separamos as seguintes curiosidades sobre semáforos de trânsito para nossos leitores
A origem dos semáforos
Os primeiros semáforos foram utilizados para a náutica desde milênios. A palavra semáforo de origem grega significa “portador de sinais”. Os conhecidos faróis edificados nas costas de todo o mundo são percursores aos semáforos das nossas cidades. Porém, o primeiro semáforo terrestre foi utilizado para o controle do tráfego ferroviário.
O primeiro semáforo para carros
O primeiro semáforo na cidades foi instalado em Londres em 1868 pelo engenheiro John Peake Knight. Já usava as cores verde e vermelho e funcionava com luz de gás. Organizava o trânsito de cavalos e carruagens mas deixou de ser utilizado depois de explodir e ferir um funcionário de trânsito.
A popularização dos semáforos
A maior utilização dos semáforos se deu com a popularização dos veículos automotores, devido ao lançamento do Ford T, em 1912. A partir daí, os semáforos passaram a ter seu funcionamento automatizado.
Semáforo para pedestres
A utilização de semáforos para pedestres começou por volta de 1950 a fim de regular a circulação de carros e pedestres simultaneamente.
Semáforos no Japão
Concluindo nossas curiosidades sobre semáforos de trânsito: você sabe que no Japão a cor verde de nossos semáforos foi substituída pelo azul? Portanto, no Japão, as cores utilizadas são vermelho, amarelo e azul!
Se você chegou até aqui nesta leitura gostaríamos de agradecer seu interesse pelo nosso texto.
Ademais, para qualquer comentário, entre em contato conosco através de nosso site clicando aqui.