Pane Seca: muito cuidado nesta hora!

Pane Seca: muito cuidado nesta hora!

O que é Pane Seca?

A Pane Seca é a situação em que o combustível acaba no meio da rua, enquanto o seu carro está em movimento ou com o motor ligado.

A Pane Seca Pode Causar Prejuízos

Muita gente “vicia” em andar com o tanque na reserva, pensando que está economizando. Mas, o problema é que, além de não economizar, pode estar preparando um prejuízo daqueles.

Confira 10 dicas sobre como economizar o combustível do seu carro.

Algumas das principais consequências deste hábito são a queima da bomba de combustível e a aplicação de multa.

Isto mesmo! Muita gente não sabe, mas a pane seca gera multa!

Infração à Legislação de Trânsito

O artigo 26 do CBT (Código Brasileiro de Trânsito) estabelece que:

“Antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, o condutor deverá verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, bem como assegurar-se da existência de combustível suficiente para chegar ao local de destino”.

Outro artigo, o 180, define como infração média deixar o veículo imobilizado na via por falta de combustível, independentemente de estar atrapalhando o trânsito ou não. Além de gerar multa de R$ 85,13, o infrator ainda leva 4 pontos na carteira. Em alguns casos, pode ocorrer até a remoção do veículo por parte das autoridades de trânsito, caso ele esteja atrapalhando a via.

Danos ao Carro

Agora, vamos falar um pouco sobre os danos causados ao carro.

A bomba de gasolina, na maior parte dos carros, é elétrica. Sua função é levar a gasolina de dentro do tanque até o sistema de alimentação do motor.

Ela fica submersa no combustível, o que ajuda a resfriá-la e a conservar sua vida útil. Quando o combustível está para acabar, ela passa a não ficar mais imersa, o que acelera, e muito, o seu desgaste.

Prejuízo Financeiro

Hoje em dia, no mercado, existem bombas de até R$ 500. Isto, sem contar a mão de obra. Ou seja, é um prejuízo que vai pesar no seu bolso. Sem contar que, dependendo de onde ocorrer a pane seca, a “dor de cabeça” vai ser maior ainda. Às vezes, é até necessário um guincho para rebocar o carro até o mecânico.

Prevenir é Melhor do que Remediar

Quando se trata de carro, o barato acaba saindo caro. Isto, nós vemos de perto no dia-a-dia dentro da oficina. Clientes costumam deixar o desgaste de algumas peças do freio chegarem a um nível crítico, sobrecarregando e danificando outras peças, o que torna o custo da manutenção 2 ou 3 vezes maior.

Portanto, vamos ficar atentos e fazer um esforço para tentar perder este péssimo vício de andar na reserva. Claro que todos nós conhecemos o nosso carro, e sabemos de sua autonomia para circular na reserva. Mas, às vezes, podemos nos enganar, e acabamos de aprender os problemas que isto pode gerar.

Conheça agora os carros com pior consumo de combustível.

Procurar peças