Como usar o freio motor do seu carro

Como usar o freio motor do seu carro

A utilização do freio motor é um excelente hábito para todos os motoristas. Não apenas prolonga a vida útil do carro como também é uma excelente medida de segurança. O freio motor é aplicado principalmente durante os longos declives. Agora veremos o que é e como usar o freio motor, e as vantagens dessa utilização.

O que é freio motor

O freio motor é a ação de utilizar a força do próprio motor do carro para diminuir a velocidade do mesmo.

Como usar o freio motor

Suponhamos uma descida prolongada, como numa serra por exemplo. O simples fato de apenas tirar o pé do acelerador já constitui a utilização do freio motor. Porém, e se além disso você reduzir uma ou duas marchas? Então se caracterizará ainda mais claramente o uso do freio motor.

De fato, as rotações do motor vão subir e a velocidade do carro estará mais controlada. Como resultado você também notará o carro mais preso ao solo, com melhor dirigibilidade. Assim, poderá utilizar o freio convencional apenas moderadamente, evitando o seu superaquecimento.

Desvantagens de não usar o freio motor

Com toda a certeza, o carro desengrenado perde em estabilidade e capacidade de fazer curvas. Com efeito, sem a tração do motor, os freios convencionais provavelmente serão sobrecarregados. Como resultado, poderá haver superaquecimento no freio, o que pode causar a falha dos mesmos.

Superaquecimento do freio

De conformidade com o item anterior, a Oficina Breque Freios recebe casos de superaquecimento de freio. Nesse sentido, cheiro de queimado e emissão de fumaça nas rodas são comuns. Só para ilustrar, em alguns casos os carros chegam a perder as calotas, que se derretem com a temperatura elevada.

Nessa situação é quase certo haver algum tipo de falha no sistema de frenagem. Seja pela ebulição do fluido de freio ou pela saturação das pastilhas de freio. Com certeza houve sobrecarga do sistema de freio e há que se verificar as suas causas.

Uso do Freio Motor

O hábito do pé na embreagem

Por certo, muitos motoristas costumam deixar o pé apoiado no pedal de embreagem muito mais do que o necessário. Assim que, o mais correto é descansar o pé na lateral, onde há um lugar apropriado para apoiá-lo. Isto melhora a posição do condutor que fica mais estável, principalmente nas curvas.

Sem dúvida, este hábito acarreta um desgaste prematuro da embreagem. O uso do freio motor não causa desgaste da embreagem. Inclusive aumenta a sua vida útil.

Mais informação

Nossa intenção foi apenas transmitir conhecimento básico sobre esse assunto.
Você poderá encontrar mais informação sobre freio motor nos seguintes links: Autopapo, G1, Vrum.

Procurar peças