Como saber a hora de trocar a bateria?

Como saber a hora de trocar a bateria?

E muito difícil prever a vida útil da bateria automotiva. Enquanto algumas chegam a durar até quatro anos, outras chegam a durar no máximo dois.

Porém, a ela dá alguns sinais quando está prestes a acabar, que são facilmente identificados. Aqui nesse post vamos fazer uma breve descrição sobre seu funcionamento, os sinais que ela dá quando está prestes a falhar e o que fazer quando falhar.

A bateria costuma ser uma dor de cabeça ao dar problema, porque o carro não funciona nem por reza, deixando você parado onde estiver até ser efetuada a recarga ou troca, então é bom ficar atento!

 

Bateria, para que serve?

A bateria acumula energia em forma química, que será transformada em energia elétrica quando o carro necessitar.

Suas funções são: dar partida no motor e manter alguns equipamentos do carro ativos enquanto o carro tiver desligado, como luzes, rádio, alarmes entre outros.

Quando o carro está ligado, o que alimenta a energia dos componentes é o alternador, que transforma a energia mecânica da rotação do motor em elétrica. Portanto é importante saber diagnosticar bem os sintomas para identificar se o problema é proveniente da bateria, do alternador ou de ambos!

 

Precisando de pastilhas de freio? Clique aqui.

 

Quando identificar que a bateria vai dar problemas?

Como falamos na introdução, ela dá sinais bastante claros que vai dar algum tipo de dor de cabeça pra você.

Porém a parte boa é que a manutenção costuma ser rápida, sendo que muitas pessoas optam por fazer a substituição da própria bateria quando ela falha, mas é sempre melhor fazer isso numa loja especializada por um profissional, até porque ela costuma pesar mais de 18 quilos.

Sintomas

– O primeiro sinal que você pode perceber e que a partida do carro pela manhã fica mais lenta (sendo agravado no clima frio);

– As luzes do painel ficam fracas com o carro desligado;

– O beep do alarme fica mais baixo.

 

Mas que fazer?

Se você estiver desconfiado que seu carro está sofrendo com algum desses sintomas você pode passar em qualquer casa de baterias, que eles costumam fazer o teste elétrico gratuitamente.

Se descarregar, você tem duas opções. A primeira e mais indicada e fazer uma chupeta, conectando sua bateria na de outro carro pra dar carga, sempre atento aos polos positivos e negativos ao fazer o procedimento.

O segundo e fazer o carro pegar no tranco, porém fazer isso é complicado se você estiver sozinho.

Agora se a bateria tiver acabado mesmo, existem várias lojas de bateria que trabalham com motoboy e levam a máquina de cartão, algumas são até 24H.

Tem que ficar muito atento as características do seu carro, pois instalar uma bateria de modelo errado pode prejudicar vários componentes elétricos do seu carro.

Porém nosso conselho é ficar atento e ler os sinais que seu carro da. É muito raro o carro pifar do nada, ele costuma ir apresentando pequenos sintomas antes.

Conheça seu carro para prever problemas e evitar dores de cabeça!

Sempre que trocar a bateria fique atento em como o profissional fará o descarte da bateria usada, pois seus componentes são altamente prejudicais ao meio ambiente.

Procurar peças