Como Frear nas Curvas com Segurança

Como Frear nas Curvas com Segurança

Na arte de dirigir, algumas situações são mais difíceis para os motoristas do que outras. E um desses pontos são as curvas. Então, como fazer uma curva com segurança? E caso for necessário, como frear nas curvas com segurança?

Neste texto, vamos dar algumas dicas de como proceder de maneira segura nas curvas.

Como Frear nas Curvas com Segurança

Antes de tudo, é muito importante tentar evitar frear numa curva. Portanto, entre na curva com uma velocidade de segurança compatível. Para isso, procure frear antes, diminuindo a velocidade antecipadamente!

No entanto, pode acontecer de que, ao entrar numa curva, o motorista perceba que está muito rápido. Então, como frear nas curvas com segurança? A primeira alternativa é aliviar no acelerador; a segunda, pisar no freio.

Porém, ao se acionar os freios de um carro numa curva, corre-se o risco de perder a aderência dos pneus com o solo. Se isso acontece, a força centrífuga que age sobre o veículo tende a joga-lo para fora da pista causando um acidente.

Por este motivo, caso necessário frear durante uma curva, não pise no pedal de uma só vez, bruscamente. E sim, dê leves pisadas mais suaves.

Outras dicas importantes que devem ser tomadas em conta pelos motoristas são:

Posição das Mãos

A posição das mãos no volante é importante para a comodidade do motorista e o controle do veículo. Os braços não devem se cruzar um com o outro. E as mãos devem estar em paralelo.

Quando se executa uma curva para a direita, a mão direita deve estar na parte superior do volante servindo de alavanca. Visto que a mão esquerda deve posicionar-se no volante, do lado oposto ao da curva. Por analogia, quando a curva for para a esquerda será o contrário.

como frear nas curvas com segurança

Posição das Mão em Curva

Posição dos Pés

O pé esquerdo deve estar preferencialmente bem apoiado. Para isso, a maioria dos carros tem um lugar especial para este apoio. Dessa maneira, o corpo fica mais firme no banco. Além disso, apoiar o pé esquerdo acarreta um menor esforço feito com as mãos.

Outra vantagem dessa posição dos pés é a de evitar o uso da embreagem durante uma curva. Porque usar a embreagem numa curva diminui bastante a aderência do carro com o solo.

como frear nas curvas com segurança

Posição com o pé esquerdo apoiado

Concluindo, nós da Breque Freios ajudamos a manter o freios de seu veículo em boas condições. Sendo assim, caso necessite pode entrar em contato conosco por meio dos seguintes meios: pagina de CONTATO do site, Whatsapp (31) 97110-4396, ou telefone fixo (31) 3464-5033.

Procurar peças