Como escolher a oficina ideal para consertar seu carro?

Como escolher a oficina ideal para consertar seu carro?

Um problema que atinge muitos brasileiros é: como escolher a oficina ideal para consertar seu carro? Apesar da maioria dos profissionais serem bons e capacitados, alguns poucos desonestos acabam por manchar a reputação de todo segmento. Muitas vezes, levar o carro no mecânico é uma situação estressante, desgastante e caro. E o pior, como a maioria das pessoas não tem conhecimento em mecânica, a dúvida que o serviço feito está correto e é o mais indicado, acaba por tornar a situação ainda pior.

Por isso, nós da Breque Auto Freios, que temos como foco a qualidade no serviço, vamos listar um passo a passo para que essa situação seja o mais tranquilo possível, e sua escolha pela oficina ideal seja um sucesso.

Primeiro passo: manutenção preventiva

A manutenção preventiva, como o próprio nome já diz, ajuda a evitar a maioria dos problemas que você pode ter no carro. Por isso é de extrema importância realizá-la no tempo indicado pelas montadoras.

No entanto, se você identificar alguma coisa fora do comum nesse meio tempo, o correto é realizar o conserto na hora. Problemas no carro são como uma bola de neve. Se você deixar as coisas para consertar depois, elas acabam por desgastar outras peças, pois as mesmas tentam compensar a falha fazendo esforço extra.

Resumindo, uma manutenção que muitas vezes seria barato, acaba por ficar 3 ou 4 vezes mais caro.

Agora, se você ainda não possui a oficina ideal para fazer a manutenção do seu carro, ou pior, ele quebrou alguma coisa e parou de funcionar, vamos lá:

Guincho

O guincho é o primeiro passo para resolver seu problema. Existem alguns mecânicos que fazem o atendimento no local, mas muitas vezes o serviço é limitado pelo equipamento e apenas consertos simples são realizados.

O ideal, se o carro estiver em casa ou em um local seguro, é fazer um orçamento. O valor do serviço pode variar entre 60 até 200 reais, dependendo do prestador. Inicialmente você pode pedir indicação para alguém, mas se você quiser resolver isso sozinho, existem sites na internet especialistas em guinchos. Uma espécie de catálogo virtual. Quanto mais perto a sede do guincho estiver, mais barato e rápido costuma ser o trabalho. O site que indicamos é o Reboque BH.

Barato que sai caro

É normal, quando o carro da problema, entrarmos em desespero e tentarmos resolver o mais rápido possível, muitas vezes levando a oficina mais próxima do veículo ou a mais barata. Mas esse é um erro que pode sair caro, uma vez que se o serviço não for feito com maestria, muito provavelmente terá que ser feito novamente. Não confie em diagnósticos feitos sem base técnica, questione sempre o que aconteceu, por que aconteceu e peça para ver as peças quebradas. Quanto mais de perto você acompanhar o serviço, maior a chance dele ser efetuado de maneira correta.

Então, como escolher a oficina ideal?

Avalie o problema e leve em um especializado

Uma ótima dica que damos, para início de conversa, é tentar identificar, nem que seja vagamente, o que está acontecendo com seu carro e levá-lo a um especialista.

Por exemplo, se você desconfiar que o problema é elétrico, levar o carro a um mecânico qualquer vai resultar em desperdício de tempo e dinheiro, pois muitas vezes eles não possuem os equipamentos necessário para um diagnóstico e nem o conhecimento técnico para o reparo.

Caso o problema esteja nos freios, conte sempre com a Breque! Nós possuímos mais de 20 anos de experiência no segmento e fazemos a revisão gratuita do sistema de freios do seu veículo.

Se você não tem nem ideia do que pode ter ocorrido, vamos para o próximo passo.

Indicação

A indicação costuma ser uma boa pedida, uma vez que a pessoa que te indicar já passou pela oficina, testou e aprovou o serviço. Mais uma vez, tente descrever o problema, como aconteceu e quando, pois, assim, a indicação será mais assertiva.

Uma ótima maneira de conseguir encontrar uma oficina de confiança é online. Pode parecer besteira arrumar uma oficina pela internet, mas hoje temos ferramentas de avaliação imparcial que dão uma excelente base da qualidade e honestidade do serviço, que são eles:

Google meu negócio

Quase todos os negócios do mundo utilizam o Google meu Negócio, nem pequenas oficinas perdem a oportunidade, pois o Google vem trazendo muitos clientes em variados segmentos. Através da área de comentários, é possível fazer uma boa filtragem da qualidade do trabalho, uma vez que esses comentários não podem ser editados e nem apagados.

Veja esse exemplo que damos de uma oficina aqui em BH, e analise a cilada que seria levar o carro lá (por questões de privacidade, vamos ocultar os dados da oficina):

Google meu negócio_oficina_ideal

Veja por outro lado, como uma avaliação positiva te da confiança e aumenta a credibilidade do negócio. Vamos usar como exemplo a nossa avaliação, da Breque Auto Freios, no Google:

Google meu negócio_oficina_ideal_2

Reclame aqui

O Reclame Aqui também é outra excelente forma de avaliar o serviço da oficina, um site sério que intermedeia problemas e soluções entre empresas e clientes. Ao digitar o nome da oficina no site, você tem um parecer completo sobre as reclamações da empresa. O ideal é que a oficina nem esteja lá, mas se estiver e a resolução dos impasses foram resolvidas, não tem problema.

Reclame aqui oficina ideal

Exija garantia, observe a nota de serviço e fidelize a oficina ideal

Depois de ter escolhido a oficina e feito o serviço, exija garantia do trabalho, as peças substituídas e observe atentamente a nota de serviço.

A garantia te assegura caso o carro apresente qualquer problema relacionado a manutenção feita, você não precisara desembolsar nada para substituição das peças. É importante analisar a nota de serviço e ver se foi discriminado exatamente TODOS os serviços e peças que foram substituídos, pois as oficinas oferecem garantia apenas sobre o que está no papel.

Pedir as peças substituídas pode ser chato, mas te dá a certeza que as peças realmente foram substituídas e que elas apresentavam problemas de fato.

Uma vez passando por tudo isso, o serviço foi feito de forma correta, por um preço justo, é hora de criar um relacionamento com a oficina. Afinal, acharmos um prestador de serviço bom é difícil, e não podemos perder a oportunidade. Indique a oficina ideal para seus amigos e faça a manutenção preventiva, para evitar novas surpresas.

Procurar peças