Dirigir em Estradas Esburacadas – Dicas Importantes

Dirigir em Estradas Esburacadas – Dicas Importantes

Como dirigir em estradas esburacadas?

Como dirigir em estradas esburacadas? Afinal, elas estão por toda parte. Em uma via de asfalto em mau estado ou por uma estrada de terra, de que maneira posso dirigir com mais segurança? Além do mais, como diminuir o risco de avaria no meu carro? E, de que forma estar preparado para surpresas e imprevistos?

1) Dobre a atenção sobre a direção

Ao dirigir em estradas esburacadas, a qualquer momento você pode ser solicitado para uma ação rápida. Pode ser exigido a uma reação imediata diante de um buraco ou obstáculo inesperado. Portanto, para melhorar a sua concentração, evite distrações com conversas e até mesmo com o rádio do carro. Celular nem pensar! Da mesma forma, cuidado com a utilização do navegador, que também pode desviar a sua atenção. A sua atenção deve estender-se também aos outros veículos que trafegam por perto, já que um movimento abrupto poderá surgir de inesperado, tanto da sua parte como da parte dos outros.

dirigir em estradas esburacadas

2) Diminua a velocidade do carro

Diante de um obstáculo, quanto maior a velocidade, maior será exigida sua capacidade de reação rápida. A velocidade adequada deverá permitir que você possa avistar o obstáculo com tempo hábil para a sua reação. No caso de estradas de terra, deverá encontrar uma velocidade de equilíbrio, na qual seja possível dirigir com segurança e ao mesmo tempo evitar o risco de atolar ou derrapar. No asfalto, onde é comum maior velocidade media, diminuir muito a velocidade também pode ser perigoso e causar um acidente.

3) Desvie do buraco

De antemão, sempre que seja possível tente desviar do buraco. Para isto você deverá estar alerta e preparado. Mas, no caso de não conseguir desviar, evite frear bruscamente. Você pode causar um acidente com quem vem atrás. Além do mais, pisar no freio nesta situação pode danificar os pneus, amortecedores e a suspensão do veículo. Como dica adicional recomendamos evitar as poças de água, elas podem estar ocultando um buraco ou uma boca de lobo destampada.

dirigir em estradas esburacadas

4) Tenha o pneu reserva em boas condições

Dirigir em estradas esburacadas aumenta muito o risco de pneus e rodas danificados. Portanto, é muito importante criar o hábito de se revisar o estepe periodicamente. Revise tanto o seu estado de conservação, como a sua validade, bem como a sua calibragem. Analogamente, nunca será demais avisar que a chave de roda e o macaco devem ser conferidos. Do mesmo modo confira se os parafusos não estão super apertados ou engripados. No caso de emergência eles devem poder se retirados normalmente. Isto é muito importante!

5) Outros itens para revisar

Sob o mesmo ponto de vista, procure manter os amortecedores e a suspensão do seu carro com a manutenção em dia. Igualmente, os terminais de direção, as buchas e os pivôs devem ser revisados. Da mesma forma, as luzes externas devem estar funcionando em seu 100%. E não se esqueça das palhetas dos limpadores de para-brisa que devem estar em boas condições de uso.

dirigir em estradas esburacadas

6) E os freios?

E para finalizar, dirigir em estradas esburacadas exige freios em boas condições. Portanto, verifique se as pastilhas de freio ainda tem uma boa vida útil e se os discos de freio estão com a espessura adequada. Revise o fluido de freios para ter uma resposta mais rápida em frenagens de emergência. Por fim, as mangueiras de freio também devem ser revisadas. Estas devem ser substituídas caso identificado algum ressecamento ou rachadura.

Na Breque Freios somos especializados em freios de todos os veículos, nacionais e importados.
Se vc deseja agendar uma revisão grátis nos freios do seu carro, clique aqui.
Se você quiser consultar os preços das pastilhas de freio do seu carro, clique aqui.

Procurar peças