ABS, EBD e ESC: Novas Tecnologias de Freios

ABS, EBD e ESC: Novas Tecnologias de Freios

ABS, EBD e ESC

Vamos comentar sobre novas tecnologias incorporadas aos sistemas de freios dos carros. São tecnologias muito úteis, e que podem evitar muitos acidentes devido à sua utilidade e eficiência. São designadas pelas siglas ABS, EBD e ESC e são cada vez mais comuns nos veículos brasileiros.

ABS (Anti-lock Braking System)

Sistema anti travamento dos freios, evita que as rodas derrapem nas freadas fortes e que o motorista perca o controle do carro em manobras de emergenciais.
A atuação do ABS é realizada através de sensores nas rodas que detectam a desaceleração do veículo e acionam válvulas em um módulo. Este módulo recebe as informações das rodas e diminui a pressão de frenagem nas rodas impedindo o travamento.
O sistema ABS é obrigatório a partir de 2014 em todos os carros produzidos no Brasil.

EBD (Eletronic Brake Distribution)

O sistema EBD, distribuição eletrônica dos freios, distribui a força da frenagem entre as rodas dianteiras e traseiras, sendo utilizado como um complemento para o sistema ABS.
Este sistema faz com que se aplique a quantidade de força dos freios de acordo com a aderência de cada roda ao solo.
Por exemplo, quando o porta malas está cheio, as rodas traseiras terão maior força. Dessa maneira, a eficiência dos freios melhora bastante. Em poucas palavras, o EBD controla a pressão dos freios de acordo com a sua necessidade.

ESC (Eletronic Stability Control)

O ESC, controle de estabilidade eletrônico, reduz incrivelmente a fatalidade dos acidentes como também os capotamentos. Este sistema é considerado uma das melhores novidades de segurança dos veículos atuais.
O ESC, sistema de controle de estabilidade eletrônico utiliza vários sensores atuando na estabilidade e controle da trajetória do veículo. Isso ocorre em situações de risco, como curvas fechadas ou desvios abruptos.
Por exemplo, quando o motorista gira o volante, o sistema detecta a intensidade da curva a ser feita. Se a curva realizada é menor ou maior do que a esperada pelo sistema, isto significa que o motorista está perdendo o controle do veículo. Nesse momento o ESC entra em ação. Ele atua freando ou liberando as rodas, e até mudando a rotação do motor para estabilizar o carro.

Para mais informação sobre ABS, EBD e ESC ou sobre freios em geral entre em contato com nossa oficina e teremos prazer em atender.
Pode nos enviar uma mensagem através de nossa página de contato.
Pode também chamar diretamente no nosso telefone fixo (31) 3464-5033 ou contactar-se através do WhatsApp (31) 99785-3021.

 

Procurar peças