9 dicas para prevenção de acidentes

9 dicas para prevenção de acidentes

Dia após dia vemos acidentes nas ruas. O trânsito está ficando caótico e com pouca ou nenhuma intervenção do governo para melhoria do sistema viário. Portanto, devemos sempre dirigir com atenção redobrada!

Um erro dos motoristas mais experientes é dirigir de forma automática, sendo que o trânsito de veículos e um sistema que age independente de você. O ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária) estima que 90% dos acidentes são causados por falhas humanas, que ocorrem desde a desatenção dos motoristas até desrespeito à legislação.

Todo dia vemos pessoas em alta velocidade, dirigindo falando no celular e saindo dos bares e logo em seguida, pegando seus carros. Apesar de todo motorista estar sujeito a algum tipo de acidente, a Breque Freios preparou uma pequena lista com dicas selecionadas para você diminuir o risco de se envolver em algum deles. Vamos lá:

Celular

Essa dica já é conhecida, porém a maioria de nós ignoramos. Além de ser uma infração gravíssima (multa no valor de R$ 293,47) o motorista claramente divide a atenção da pista com o celular, o que aumenta, e muito a distração. Então aí vai algumas estatísticas: mexer no celular aumenta em até 400% sua chance de se envolver em algum acidente. Nos Estados Unidos, ¼ de todas as batidas estão relacionados ao uso do celular no trânsito.

Bebida

No Brasil, é proibido dirigir depois de ter consumido qualquer quantidade de álcool. Todo motorista, por mais experiente que seja, vira um perigo nas estradas após ingerir bebida alcoólica. Nosso tempo de reação muda, nossos reflexos são alterados e ficamos mais propensos a acidentes. Aliás, 30% dos acidentes no país são causados por motoristas embriagados. Se você não evitar o consumo de álcool pela ética, vá pelo bolso. Se você for pego dirigindo embriagado, terá que pagar uma multa de R$ 2.934,70 além da suspensão da carteira de motorista por 12 meses. Pesado né?

Manutenção preventiva para prevenção de acidentes

A manutenção preventiva, além de ser mais barata porque evita que os problemas fiquem maiores, é muito importante para sua segurança. Imagine você, se no meio do trajeto, seu carro perde o freio por um vazamento do fluido ou a roda trava por um rolamento danificado? E acidente na certa, e dependendo da velocidade ou fluxo de veículos, pode ser um dos feios. Então fique atento, cheque os itens do carro de acordo com as especificações do fabricante, e também sempre que sentir alguma diferença ou barulho no carro.

Cinto de segurança/airbags

Essa dica não é bem para prevenção de acidentes, mas sim para prevenir traumas mais graves após um acidente. Pesquisas indicam que o uso do cinto reduz o risco de morte em até 75% nas colisões. Desde 2014, todos os carros de passeios produzidos no Brasil saem com Airbag obrigatoriamente de fábrica, porém isso não inutiliza o uso dos cintos.

Objetos soltos

Aqui está uma dica que muita pouca gente pensa. Objeto solto dentro do carro pode parecer inofensivo, mas na desaceleração do veículo pode virar armar em direção ao condutor. Vamos dar um exemplo, o carro ao colidir a 60Km/H, um objeto de apenas 1 quilo no banco de trás é projetado para a frente com um peso igual a 50 quilos. Sem contar que também podem cair no chão, e distrair o condutor ao tentar pegar. Evite ao máximo andar com objetos soltos no banco, utilize os suportes, como o porta luvas ou porta malas.

Direção defensiva

Como o próprio nome já diz, a direção defensiva é um conjunto de medidas que visam a prevenção de acidentes. Vale a pena sempre ir atualizando-se sobre as mais novas medida que vão surgindo. Uma que vamos citar aqui é: mantenha uma distância do veículo a frente. Você não sabe quantos acidentes pode prevenir com essa medida simples! Quanto maior a velocidade, maior a distância que devesse tomar do veículo a frente, além de tomar sempre como base o clima, condições da pista e a própria eficiência do sistema de freios.

Ultrapassagem

Esse é um fator muito delicado na vida de qualquer motorista. A ultrapassagem é uma manobra arriscada, seja em qualquer situação. Um estudo do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura Rodoviária) mostrou que as colisões frontais são apenas 4% do total de batidas no Brasil, mas representam mais de 20% das mortes. Portanto fique atento a qualquer ultrapassagem, nunca a faça em faixa continua e tenha paciência, espere o momento ideal!

Limite de velocidade

Respeitar o limite de velocidade das vias é um ponto importante para se diminuir o risco e intensidade dos acidentes. Para o governo decidir o limite da via, diversos fatores são considerados, portanto, fique atento.

Pista molhada e dirigir na chuva

A pista molhada é um inimigo da frenagem do seu carro. Todo mundo tem um amigo ou um familiar que passaram pela famosa aquaplanagem. Ao dirigir na pista molhada, é preciso ter muito cuidado. As dicas que damos é reduzir a velocidade, andar sempre com o farol ligado e manter distância do carro na rente, já que com água na pista o carro percorre uma distância maior até parar. Evite andar na chuva muito forte.

Conclusão

Vamos ficar atentos e tentar incorporar essas dicas na nossa cultura. Atualmente o Brasil ocupa o 4º lugar mundial no ranking em mortes no trânsito, e cabe a nós mudarmos isso. Então vamos em frente!

Se você tiver mais alguma dica que faltou no post, não esqueça de compartilhar com a gente nos comentários!

Procurar peças