5 itens para diminuir o consumo de combustível

5 itens para diminuir o consumo de combustível

Com o novo aumento do imposto sobre o combustível no início do mês, alguns postos indicaram elevação superior a 40 centavos no valor do litro de gasolina, o que fez muitos de nós pensarmos: como fazer para diminuir o consumo de combustível?

Esse valor pode piorar ainda mais para quem não mantém a manutenção do veículo em dia, pois existem uma serie de peças que estão diretamente ligadas ao consumo de combustível.

Desempenho, consumo, potência entre outros aspectos do veículo são mutáveis, e dependendo do desgaste de alguns itens, variam bastante.

Saiba aqui quais são os 5 itens que podem te ajudar a diminuir o consumo de combustível!

Filtro de ar

O filtro de ar tem a função bastante clara, de impedir que pequenas partículas de impurezas encontradas no ar danifiquem o motor. Portanto, quando ele está muito sujo, ele restringe a entrada de ar, o que diminui a potência do veículo, e assim, aumenta bastante seu consumo. O ideal é fazer a manutenção a cada 10.000 km.

Filtro de combustível

Outro filtro que pode fazer aumentar o consumo, é o de combustível. Já que sua função é filtrar as impurezas do álcool e da gasolina, uma vez que ele estiver muito sujo e entupido, a vazão de gasolina que chega aos bicos injetores será menor, o que consequentemente fará a quantidade de combustível ser menor e o motor ficar mais fraco. Em resposta, você pisa mais no acelerador para compensar. Deve-se ser feita a manutenção, também, a cada 10.000 km.

Velas e cabos de vela

A combustão no motor acontece pela queima da mistura entre ar e combustível. A intensidade da faísca da vela é responsável por fazer isso. Porém, quando ela está fraca, parte do combustível não é queimado e acaba por ser jogado fora pelo escapamento. Muito triste isso, porém acontece de forma relativamente comum. Na maioria dos carros, deve ser feita a manutenção das velas a cada 20.000 km.

Está gostando dessa lista? Veja 10 atitudes que podem te fazer economizar combustível!

Pneu descalibrado

Quando o pneu não está calibrado, o motor tem que fazer mais força para movimentar o carro. Um exemplo legal que podemos dar é quando tentamos andar de bicicleta com o pneu murcho. Um hábito interessante para se ter é, quando abastecer, calibrar o pneu, pelo menos uma vez por mês. Assim, você pode diminuir o consumo do seu carro de forma fácil!

Alinhamento e balanceamento

Deve-se alinhar e balancear o carro com frequência, pois só de andar em ruas esburacadas o carro fica desalinhado. É como andar com um carrinho de supermercado em que as rodinhas estão tortas, não fica muito mais difícil?

Confira a lista dos 10 carros mais econômicos do Brasil, em 2017!

Procurar peças