10 dicas para economizar combustível do seu carro

10 dicas para economizar combustível do seu carro

Você sabia que é possível economizar combustível do seu carro com medidas bastante simples? Tudo depende de você dirigir de maneira correta, manter a manutenção do carro em dia e tomar cuidado na escolha do posto de gasolina. Aqui separamos algumas dicas para você economizar numa das únicas coisas que pode no seu carro, já que IPVA, seguro e manutenção são valores fixos que muito provável não se consegue nenhum tipo de negociação. Vamos lá!

 

Confira a calibragem dos pneus

A pressão do pneu é um ponto chave relacionado ao consumo. Se os pneus estiverem murchos, isso aumenta a resistência na rolagem, fazendo com que o motor utilize mais força para girar a roda. O aconselhado é fazer a calibragem dos pneus a cada 15 dias, utilizando as especificações do fabricante que se encontram no manual do veículo. É importante lembrar que para fazer a calibragem os pneus precisam estar frios, ou seja, passe no posto logo ao sair de casa, pois quando os pneus estão quentes a pressão muda é a calibragem não é exata.

Troca de marcha

Nós sabemos que as primeiras marchas consomem mais combustível, porque o torque e maior. Mas o que muita gente ignora é que manter o carro em baixa velocidade utilizando uma marcha alta (30km na 5º marcha) também faz o consumo disparar. Geralmente no manual do proprietário tem especificado em quantas rotações e o ideal para se passar a marcha. O indicado é trocar de marcha entre 3 a 4 mil giros. Não demore muito para passar de marcha e fique atento a contagem de giros.

Ar condicionado

Aqui está um grande vilão no consumo, e também um dos mais fáceis de medir. Dependendo do carro, o gasto de combustível aumenta de 5% a 20% com o ar ligado. Então considere se realmente é importante, em relação ao clima, mantê-lo funcionando. Mas tem um porém, quando o carro está acima de 80Km/H, é melhor andar com o ar do que com a janela aberta, pois a aerodinâmica do carro muda e a resistência do ar exige mais consumo do que o ar condicionado ligado.

Peso

Pode parecer óbvio, mas muita gente ignora o fator peso no carro. A regra é simples, quanto maior o peso, mais força o motor tem que fazer para o carro movimentar. Portanto, faça uma revisão do que você leva dentro do carro, muitas vezes deixamos objetos inúteis dentro do porta-malas por semanas, até lembrarmos de tirar. Em geral, 40 quilos a mais no carro aumenta o consumo de combustível em cerca de 2%.

Manutenção

A manutenção do veículo, além de ser essencial para sua segurança, também ajuda a diminuir o consumo de combustível. Imagine que apenas um filtro de ar entupido pode aumentar em até 10% o consumo! Além disso, as velas do veículo quando estão desgastadas, podem fazer a queima irregular do combustível. A manutenção do veículo pode ser cara, mas a economia na hora de ir pro posto conta bastante no orçamento!

Velocidade

Vá com calma e respeite os limites de velocidade. Quanto mais rápido, maior e o consumo do motor. O centro de pesquisas Petrobras realizou testes e comprovou que carros que andam a mais de 100km/h consomem 20% mais combustíveis quando comparado a carros a 80km/h. Além do mais, principalmente em cidades, quanto mais rápido você está, mais bruscas vão ser as freadas, e a reaceleração e um inimigo em quesito de consumo.

Desligar o carro com mais de dois minutos parado

Seja ao buscar seu filho na escola, na fila de um drive-thru ou quando está preso em um engarrafamento daqueles, se perceber que vai ficar mais de 2 minutos parado, desligue o carro. A economia de combustível vai ser maior que o gasto necessário para dar partida no motor.

Banguela

Na era da injeção eletrônica, aquele velho costume de descer no ponto morto ficou para trás. Além de ser perigoso, não tem mais sentido. O motivo e simples, a injeção eletrônica identifica quando você não está acelerando o carro e corta o consumo. Então, desça com o carro engrenado e utilize do freio motor.

Combustível

Antes que abastecer, faça uma pequena pesquisa na sua rota de qual posto tem o menor preço, porém não se afaste de seu caminho, porque as vezes a distância percorrida não supera a economia. Preste atenção na qualidade da gasolina que você está colocando no seu carro, não tem nada pior para o motor que uma gasolina “batizada”, isso prejudica em muitas frentes do carro, porém afeta diretamente o consumo do seu carro. Às vezes, o barato sai caro. No site da ANP, existe uma tabela de preços dos postos de gasolina de cada cidade, para ver clique aqui.

Vidro

O vidro aberto muda bastante a aerodinâmica do carro, e assim aumentando o consumo de combustível. Principalmente como já falamos, acima de 80 km/h o consumo dispara com as janelas abaixadas.

Essas foram as dicas de hoje da Breque Freios para você economizar combustível do seu carro. Aproveite e adapte elas a sua rotina, que certamente quando colocar na ponta do lápis, você verá uma economia real! Qualquer dúvida ou sugestão de novas dicas, comenta ai!

Procurar peças