Tipos de discos de freio
Os principais tipos de disco de freio são: disco de freio sólido, ventilado, perfurado ou com ranhuras.
Contudo, muitas vezes nossos clientes, na Oficina Breque Freios, não têm ideia do que estas classificações querem dizer.
Então, resolvemos postar esta informação da forma mais sucinta possível. Pois, a nossa intenção é orientar àqueles que desejam saber um pouco sobre o assunto.
Disco de freio sólido
Tal como na foto acima, o disco de freio sólido é formado por apenas uma peça de ferro maciço. A sua desvantagem, é que ele tende a esquentar muito em situações extremas. Isto diminui a eficiência dos freios nestas condições.
Portanto, os discos de freio sólidos são ideais para situações que solicitam menos do freio do carro. Assim sendo, ele está presente nos carros de menor potência. E também os encontramos nos eixos traseiros dos veículos em geral.
O grande motivo para o uso do disco de freio sólido é o seu custo reduzido. Ou seja, este tipo de disco é mais barato, porém menos eficiente.
Disco de freio ventilado
O disco ventilado é constituído por duas partes externas unidas por uma câmara central. De tal forma que, a circulação de ar ventila e resfria, evitando o superaquecimento do freio. Isto melhora a eficiência do freios, já que altas temperaturas prejudicam severamente a qualidade da frenagem. Assim, o disco de freio ventilado é utilizado em carros com mais potência, e veículos de médio e alto desempenho. Ademais, nos carros mais poderosos discos de freio ventilados são utilizados até no eixo traseiro.
Discos perfurados ou estriados
No disco de freio perfurado há vários furos transversais, como mostrado na foto acima. A princípio, eles contribuem com a dissipação do calor e ajuda no descarte de partículas e gases gerados durante a frenagem. Ademais, outras vantagens são: estes discos são mais leves e resistem melhor à fadiga.
Similarmente, o disco de freio estriado ou com ranhuras, como na foto abaixo, é procurado por aqueles que precisam de eficiência máxima no freio. Ele tem as mesmas qualidades de ventilação e limpeza do o disco perfurado. No entanto, tem a vantagem de não ter diminuída sua superfície de atrito.
Para mais informação
Para saber sobre empeno de discos de freio, clique aqui.
Para saber quando trocar os disco de freio, clique aqui.
Para mais informação sobre este mesmo assunto: Revista Quatro Rodas, Giga Conteúdo, KBB.
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